O Prêmio Leitor Sul-Mineiro, que chega à sua 25ª edição, reconhece práticas inspiradoras de incentivo à leitura em mais de 300 localidades da região. O vencedor de 2025 foi o cassiense Ataliba Ferreira Borges, com a prática “A leitura como prazerosa companhia na longevidade”, proposta por sua filha, a escritora Dôra Borges.
A iniciativa, voltada para idosos, originou as chamadas “vovotecas” – bibliotecas instaladas em lares de longa permanência, como no Lar São Vicente de Paulo em Cássia. O projeto se destacou entre centenas de concorrentes, comprovando os benefícios da leitura na cognição, memória, atenção e saúde integral dos idosos.
Para especialistas e representantes do Museu da Conversa Macanuda, o reconhecimento é ainda mais relevante por valorizar um segmento crescente na sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que fortalece a formação de leitores em um país que apresenta queda nos índices de leitura.
A cerimônia de entrega será em 28 de setembro de 2025, às 10h, na Livraria da Praça, em Cássia, data em que o homenageado completaria 100 anos.
#CássiaMG #PrêmioLeitorSulMineiro #Leitura #Cultura #Literatura #SulDeMinas #Vovotecas #LeituraNaLongevidade