25 MAI 2023
CAPS COMEMOROU A SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL NO MÊS DE MAIO
O CAPS em parceria com a Secretaria de Saúde de Cássia, realizou a semana de comemorações e movimentos pela Luta Antimanicomial com diversas atividades. O movimento antimanicomial caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental. No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, em nome de pretensos tratamentos. O Movimento faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que renunciar a seu lugar de cidadãos. A semana foi recheada de diversas atividades prazerosas, juntamente com equipe, usuários do serviço e a comunidade.
Segue abaixo a programação realizada e fotos dos diversos eventos:
15/05 - 8h - No CAPS – Foi realizada uma Sessão Cinema com Pipoca e Atividade Coletiva dos usuários do serviço com o Profissional da Educação Física Luiz Fabiano
15/05 - 19h - No Hospital São Vicente de Paulo – Foi realizada a palestra com o Psiquiatra Dr. Breno Soares de Souza para os Profissionais de Saúde - Manejo Clínico do Paciente nas Urgências e Emergências Psiquiátricas;
17/05 - 13h – Foi realizado um passeio e café da tarde no Santuário com os usuários do serviço CAPS e seus familiares;
18/05 - 9h – Aconteceu um café da manhã especial no CAPS para os usuários e mobilização Social na Praça Barão de Cambuí com Pit Stop para entrega de Folders informativos sobre a Luta Antimanicomial;
18/05 - 19h - No Hospital São Vicente de Paulo – Aconteceu a palestra com o Médico Psiquiatra Dr. Kelson Meneses Damasceno - Manejo Clínico do Paciente nas Urgências e Emergências Psiquiátricas;
19/05 - 9h – E para encerrar a semana com chave de ouro - Piquenique Terapêutico com a Equipe de Saúde Mental e os Usuários do Serviço do CAPS
Ao final de nossas atividades em comemoração à luta antimanicomial, fizemos um piquenique na chácara Recanto dos Pássaros, de uma de nossas usuárias, Raquel, e seu esposo Celso, que nos recebeu com muito carinho. Celso nos conduziu por um local abençoado com algumas plantas medicinais, esculturas artísticas e aves exóticas. Foi um ambiente muito especial e tivemos uma experiência agradável. O psiquiatra, também estava presente. Dr. Kelson falou da importância das equipes multidisciplinares no tratamento dos transtornos mentais.
EXCLUIR NÃO É CUIDAR!