22 MAR 2023
PREFEITURA E COORDENAÇÃO DE CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO HOMENAGEIA E LAMENTA O FALECIMENTO DO ARTISTA CASSIENSE LUCAS ALVES
A Prefeitura Municipal de Cássia, lamenta o falecimento do grande artista Lucas Alves, ocorrido na tarde de ontem, terça-feira, 21. "Lucas Alves, nascido em Cássia, teve uma linda trajetória artística. Aqui em nossa terra, abrilhantou com seus espetáculos teatrais, referência em sua criatividade. Lucas deixa uma enorme lacuna para o cenário cultural de nossa cidade. Em novembro de 2023, através da Seção de Cultura e Patrimônio Histórico, Lucas Alves recebeu o Troféu Artista Cassiense no quesito Teatro. Segundo o Coordenador de Cultura Dannilo Rodrigues – “Uma grande perda para todos nós, Cássia hoje é referência de teatro através de Lucas Alves. Ofereço minhas condolências aos familiares, amigos e admiradores desse grande artista, ORGULHO DE NOSSA TERRA”.’ Segue a biografia de Lucas Alves enviada para o recebimento do Troféu Artista Cassiense. "Este ano faz exatamente 20 anos que saí de Cássia. Mas claro, que minha cidade jamais saiu de mim. E antes de alçar voos em outras moradas, entreguei minha infância e adolescência às artes. Desde muito jovem, lá na Pituchinha, o teatro já dava seus sinais em mim, quando fiz uma serelepe borboleta - meu primeiro personagem. Depois no Melo Viana onde amava escrever histórias nas aulas de português e encená-las na varanda da minha vizinha lá no Jardim do Sol. Mais jovem, já no São Gabriel, despertei ainda mais meu lado criativo, graças às minhas maravilhosas Professora Martinha e Ana Maria. O Lucas desta época teve a chance de aprender com Prof. Heitor Combat, Grillo e Gustavo de Passos, e tantos outros ícones do teatro Cassiense, da Cia. Teatral Cassiense dos anos 90. E foi assim, já com meus 17 anos, junto do meu amigo e parceiro Daniel Machado, que começamos a criar peças que surpreenderam nossa geração e fizemos história. Atuei e dirigi peças como Auto da Paixão, Romeu e Julieta, Eros - Faces do Amor, Do Guarda-roupa, Sonho de uma Noite de Verão… todas em Cássia. Com o Sonho, cheguei a levar meus atores para o Festival de Teatro Estudantil de Varginha, onde ganhamos troféu de melhor do figurino para nosso querido Diego Armando. Depois, fora da terrinha, consegui entrar para o grupo de teatro de Ouro Preto, chamado As Medeias, onde aprendi ainda mais sobre o lado profissional das artes cênicas, viajando por Minas Gerais toda. E de repente me vi aqui no Maranhão, onde carreguei comigo este meu dom e pude me consagrar meu nome, sendo 4 vezes consecutivas premiado como melhor Diretor Teatral no Festival de Teatro Estudantil Maranhense. Também, um feito histórico aqui na cidade onde moro atualmente, levei meus alunos para Belo Horizonte, no FETO (Festival Estudantil de BH). Nossa… muita história! E sou grato, ainda hoje, depois de tanto tempo, ser lembrado por vocês, meus cassienses amados! Gratidão por serem minha essência artística"!