07 MAI 2018
Cássia sedia Assembleia da AMEG com sucesso

Na última sexta-feira, 4 de maio, Cássia sediou a 164ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) com muito sucesso. Prefeitos, secretários municipais e autoridades civis e militares, representantes de entidades participaram da AGO, no auditório da Casa da Cultura. A reunião foi aberta pelo prefeito anfitrião Kito Arantes e depois foi conduzida pelo presidente da AMEG, Adeberto José de Melo, o Deco, prefeito de Piumhi. Compuseram a mesa os prefeitos Kito e Deco, o prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, o presidente da Alago e prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory, a vice-prefeita de Cássia, Conceição Aparecida da Silva, o presidente da Câmara de Cássia, Ricardo Garcia Arantes. Participaram, ainda, da assembleia as prefeitas de Carmo do Rio Claro, Aparecida Nilva dos Santos, de Delfinópolis, Sueli Alves Ferreira Lemos, de Pratápolis, Denise Alves de Souza, o prefeito de São Tomás de Aquino, Adriano Reis Rodrigues, prefeito de Capetinga, Luis César, vereadores de Cássia, o coordenador dos fóruns regionais do governo, Juarez Moreira, o deputado estadual Cássio Soares e outras autoridades.
O Coral dos Pequenos Cantores de Cássia executou o Hino Nacional e o Hino de Santa Rita de Cássia.

Palestras
Edson Gazeta, coordenador técnico da Emater/MG em Passos, fez a primeira palestra sobre o Relatório Valor de Terra Nua (VTN), que trata dos preços médios de terras nuas, coletados anualmente em cada município, por intermédio de uma Comissão Municipal constituída com esta finalidade. Os VTNs variam em função de diversos fatores como: localização do imóvel, facilidade de acesso, tamanho da propriedade, topografia, fertilidade, disponibilidade de água, pedregosidade, aptidão agrícola, mercado imobiliário e outros fatores.
Já o segundo tema, Reinserir – Integração Local para a Reinserção do Usuário de Drogas foi conduzida por Eduardo Stranz, consultor da CNV (Confederação Nacional dos Municípios). O Projeto Reinserir é uma iniciativa da CNM, apoiada pela União Europeia, com o objetivo de contribuir na prevenção do uso de drogas.
Ao final, o presidente da AMEG, Deco, deu ao prefeito Kito Arantes uma muda de ipê, que foi plantada em frente à prefeitura.

Jequitibá
Após o almoço, uma comitiva visitou o Jequitibá-rosa de mais de 30 metros de altura, que fica no município e tem chamado a atenção em Cássia. A árvore, que tem como característica um tronco bem grande, é conhecida como “gigante da floresta” e fica na propriedade do engenheiro florestal e professor universitário, Silvio Pélico.
A árvore que fica em Cássia pode ser o terceiro jequitibá mais antigo do Brasil, com pelo menos 2 mil anos de existência.