Na terça-feira, dia 27 de setembro, Dirceu de Oliveira Costa, engenheiro ambiental da ARPA (Associação Regional de proteção Ambiental) e mobilizador do Programa Produtor de Água da ANA (Agência Nacional de Águas) em Doresópolis, Pimenta, Piumhi e Passos explicou o projeto em uma reunião no gabinete que reuniu o prefeito Kito Arantes, representantes do Sindicato Rural de Cássia, do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), Emater-MG, Copasa, vereadores, alguns dos secretários municipais, engenheiros agrônomos e pessoas da comunidade interessadas no meio ambiente. Cássia estuda aderir ao programa da ANA, que deve se dar com parcerias.
O Programa Produtor de Água (PSA) tem como foco o estímulo à política de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) voltados à proteção hídrica no Brasil. Para tanto, o programa apoia, orienta e certifica projetos que visem a erosão e do assoreamento dos mananciais no meio rural, propiciando a melhoria da qualidade, a ampliação e a regularização da oferta de águas em bacias hidrográficas.
Os projetos são de adesão voluntária e voltados a produtores rurais que se proponham a adotar práticas e manejos conservacionistas em suas terras com vistas à conservação de solo e água. O programa prevê o apoio técnico e financeiro para o estabelecimento de arranjos que viabilizem os serviços ambientais e a execução de ações como construção de terraços e de bacias de infiltração, recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento das áreas de proteção permanente e reserva legal, saneamento ambiental, entre outros.