Em sua visita pela região nesta terça-feira, 26 de setembro, o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo de Lima Virgílio, acompanhado do sub secretário de Agricultura Familiar, Lázaro dos Reis e do gerente geral da Emater-MG em Passos, Frederico Ozanan de Souza e o subsecretário de Fóruns Regionais, Juarez Moreira, estiveram em Cássia e foram recebidos inicialmente na Prefeitura pelo prefeito Marco Leandro Almeida Arantes, o Kito Arantes. Depois, a comitiva conheceu o abatedouro de peixes de Cássia, cujas obras estão adiantadas e, pelos cálculos da Emater-MG, poderá entrar em fase experimental no final de outubro. O governo já liberou os recursos finais para a compra de equipamentos e para a capacitação de pessoal.
O prefeito de Cássia explicou que, assim que assumiu a administração, resolveu correr atrás para colocar o abatedouro em operação. O projeto é uma parceria da Coopamorg (Cooperativa dos Aquicultores do Médio Rio Grande), (MAPA) Ministério da Agricultura e Agropecuária, Emater-MG e Prefeitura de Cássia.
“A piscicultura está dentre as nossas prioridades. Consumimos muito pouco peixe e precisamos aumentar o consumo desse alimento saudável para os mineiros”, disse Neivaldo.
O prefeito Kito Arantes entregou duas reivindicações ao secretário de Estado. O primeiro deles foi um kit de apicultura, por causa do sucesso do Encontro de Aquicultores e Meliponicultores de Cássia, no final de semana, que reuniu uma grande quantidade de palestrantes que são doutores e mestres no assunto.
O segundo pedido foi a construção de um abatedouro de bovinos, caprinos e outros animais do gênero, na área contígua ao abatedouro de peixes, que pertence à prefeitura. “Cássia pode atender a todas as cidades da região que, juntas, somam em torno de 60 mil pessoas”.