Na manhã desta segunda-feira, 15 de janeiro, na Casa da Cultura, 100 profissionais de saúde de Cássia, Capetinga e Delfinópolis assistiram a uma palestra sobre a hanseníase, dentro do Janeiro Roxo, campanha promovida pelo governo com foco no combate à doença. Promoveram o evento, em conjunto, as secretarias de saúde de Cássia e Capetinga. Delfinópolis participou como convidada. O palestrante foi Thiago Flores, advogado, mestre em Ciências Sociais e membro da coordenação nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Ele falou para secretários de saúde, médicos e agentes de saúde.
Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1981, cujas atividades são voltadas para a eliminação da hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.
O Morhan luta pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares e tem no voluntariado a sua maior força de luta. Thiago lembrou que a hanseníase deve ser compreendida na sociedade como uma doença normal, com tratamento e cura, eliminando, assim, o preconceito e o estigma em torno da doença.