14 JAN 2020
Pacientes são chamados pelo sistema de painel eletrônico no PS

Foi instalado no dia 18 de dezembro de 2019 e está em pleno funcionamento o “Terminal de Chamadas de Pacientes”, no Pronto Socorro Municipal. A nova tecnologia permite ao usuário do PS visualizar, através de um monitor disponível na sala de espera, a ordem exata das consultas. O próprio plantonista aciona o paciente na hora em que o paciente deve entrar no consultório para ser atendido.
Segundo a paciente Rosa (55 anos), o sistema implementado tem auxiliado bastante e permite visualizar a ordem de atendimentos. Ela explicou que não teve dificuldade em assimilar a novidade.
Já o enfermeiro coordenador do PS , José Eliton Fernandes, diz que a expectativa de melhora é grande. Ele ainda falou sobre a implantação do Protocolo de Manchester, que consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Esse sistema já é empregado mundialmente.

Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato.
Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.
Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento.
Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados ambulatorialmente
Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado ambulatorialmente.

O PS também recebeu melhorias com a construção de uma cobertura na parte externa do prédio para que as ambulâncias, quando não estão em uso, fiquem devidamente guardadas na sombra.