10 JAN 2020
JANEIRO ROXO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a doença.
Em 2018 foram diagnosticados 28.657 casos novos no Brasil. O Município de Cássia desde o ano 2015, apresenta indicadores como prevalência e taxa de detecção considerados baixos. Em 2015, foram notificados 02 casos, 2017 tivemos mais 02 e 2018 foi detectado 01 caso novo. .
A hanseníase conhecida como lepra/doença do sangue é uma doença crônica, infecto-contagiosa causada pelo Micobacterium leprae. A transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores após contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento. Acomete primeiramente a pele e os nervos periféricos. É uma doença lenta e silenciosa sendo que os principais sinais e sintomas da doença surgem após longo período que varia de 2 a 7 anos. São eles:

- Mancha (s) esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada, com alteração de sensibilidade;
- Áreas sem pelo; pele seca, formigamento, dormência, dor em trajeto de nervos, etc.

Caso não tratada em fase inicial, o doente pode evoluir com incapacidades físicas definitivas. Ao iniciar o tratamento o paciente deixa de transmitir a doença para outras pessoas. Portanto, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno dos casos constituem o principal pilar para o controle da hanseníase, interrompendo a cadeia transmissão da doença, o aparecimento de novos casos e reduzindo o número de pessoas acometidas por sequelas provocadas pelo comprometimento neurológico da doença.
Como são feitos os exames?
Em muitos casos, os médicos dos serviços públicos de saúde especializados em hanseníase podem diagnosticar a doença apenas no exame clínico. Pacientes de hanseníase fazem exame dermatológico e exame neurológico.
Como é o tratamento?
O tratamento da hanseníase é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral – os medicamentos destroem os bacilos. O tratamento leva de 6 meses a 1 ano. Se seguir o tratamento cuidadosamente, o paciente recebe alta por cura.
Tem alguma dúvida sobre a hanseníase ou suspeita da doença? Procure uma unidade de Saúde perto de sua casa.