O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, criado pelo Ministério da Saúde, tem como critérios de inclusão ao programa o protocolo de tratamento que é abordado para que as pessoas deixem o tabagismo.
O tratamento ao tabagista é oferecido a todo paciente que deseja parar de fumar e que venha a ser tratado em uma unidade de saúde prestadora de serviços ao SUS que ofereça a abordagem e tratamento ao tabagismo. O Ministério da Saúde disponibilizou para o próximo trimestre as medicações utilizadas durante o tratamento para 30 pessoas, sendo estas divididas entre as 3 ESF’s do município, totalizando 10 pacientes para cada ESF. A inserção do paciente ao programa é feita através de um processo de triagem de cada paciente interessado, que estava na lista de espera, em que é realizado o preenchimento do prontuário com avaliação do grau de dependência tabagística. Após realizada a triagem, o paciente que apresentar os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde passa pela primeira consulta clínica médica na referida ESF em que está cadastrado para avaliação e prescrição da medicação, assim como reavaliações durante todo o tratamento e deverá participar dos grupos de apoio coordenado pela psicóloga Talita Carrijo Amorim, sendo os encontros semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês e mensalmente no terceiro mês.
Interessados
As pessoas interessadas em participar do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo deverão procurar as ESF’s e deixar o nome na lista de espera. Assim que for liberado pelo MS uma nova remessa de medicações serão convocados todos os interessados para realização da triagem e inserção no programa.