19 DEZ 2019
COLMEIA de Cássia marca presença em 3º Encontro do Pro Mananciais

No período de 3 a 5 de dezembro de 2019 os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA de Cássia, Jayme Rufino, representante do Poder Executivo; Ciro Antônio de Oliveira Costa, representando o Poder Legislativo e Edvaldo Donizete Rossato, representando a COPASA (Companhia de Abastecimento de Minas Gerais), todos integrantes do COLMEIA, participaram do III Encontro Pro Mananciais, em Caeté.
O Encontro teve como objetivo formar e trocar experiências, fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2019 e apresentar o planejamento das ações para 2020 do Pro Mananciais, reafirmando o compromisso da COPASA-MG e das comunidades no cuidado com o bem mais precioso: a água.

O Pro Mananciais é um programa desenvolvido pela COPASA-MG e que conta com a coparticipação das prefeituras, no nosso caso Cássia, da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARSAE-MG, de diversas outras entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e comunidades locais para recuperar e preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público.

Microbacias

O Programa Pro Mananciais tem como objetivo geral proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela COPASA-MG, por meio de ações e estabelecimento de parcerias que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social. No caso de Cássia, o foco é proteger e recuperar os mananciais que compõem o Córrego do Onça, principal manancial de abastecimento da cidade.