Com apoio da prefeitura, Cássia faz bonito em São Sebastião do Paraíso
Na última quarta-feira, dia 4 de dezembro, a Academia Cassiense de Letras, com apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura , Esporte e Patrimônio Histórico , representou Cássia em São Sebastião do Paraíso , atendendo a convite da Academia Paraisense de Cultura.
Foi uma noite de congraçamento regional e o encerramento das atividades no ano de 2019 da APC (Associação Paraisense de Cultura), que possui 33 anos de fundação e prestação de serviços à comunidade. Participou o secretário de Educação de Pratápolis, José Vicente Neto.
A comitiva cassiense partiu às 18h e o evento iniciou às 20h na tradicional sede da Academia de Paraíso. A reunião foi conduzida inicialmente por André Cruvinel presidente da APC,onde, em seguida, o acadêmico paraisense Reynaldo Formággio realizou a abertura com a leitura de uma mensagem de ano novo.
Com a palavra, a mestre de cerimônias, Eneida Pádua, convidou a presidente da Academia Cassiense de Letras, Maria Auxiliadora (Dôra) Borges para que fizesse seu discurso inicial e conduzisse a sessão, cujo objetivo é demonstrar um pouco das nossas riquezas literárias e musicais.
Em sua fala, Dôra Borges discorreu sobre a fundação da Academia realizada no dia 18 de maio de 2018, com o apoio da Prefeitura,e relatou aos presentes a biografia de Paulo Tavares da Gama, patrono da ACL (Academia Cassiense de Letras). Para encerrar sua contribuição inicial, declamou o poema “A música da tuas mãos” e convidou os músicos cassienses João Vitor de Oliveira (piano) , Pedro Augusto Bento (clarinete) e Pedro Borges Campos (voz), que executaram de maneira brilhante o Hino de Cássia (Valsa de Santa Rita) , também de composição de Paulo Gama. O público que lotou a sede da APC aplaudiu de pé.
Em seguida a vice-presidente da ACL e membro da Academia Francana de Letras ,a jornalista Luciene Garcia , fez o uso da palavra realizando a leitura de um conto de humor “A Maria nossa de cada dia”, que arrancou gargalhadas da plateia, e de um poema de sua autoria chamado “Eu Passarinho” publicados na Antologia Cantares . Já o acadêmico, Iônio Lívio, apresentou ao público presente o poema “O velho mar e eu” do poetae membro da ACL, Luís Alberto Salerno Miguel. E como por onde passa cassiense não pode faltar boa música, Elgin, Jussara e Keila Borges presentearam o público com uma moda de viola que resgata um passado humilde e simples onde se passava enormes comitivas com seus carros de boi pela região.
Na sequência o jovem estudante cassiense Luiz Henrique (Kadu), retirou aplausos da platéia ao declamar a música-poema “Língua” de Caetano Veloso e realizar uma reflexão sobre a literatura e juventude. Posteriormente, o acadêmico José Armando realizou a leitura de um poemado livro “Entrelinhas dos Caminhos” de João Batista Pinto, cassiense que reside em Belo Horizonte. Já próximo do fim da reunião , Luciene Garcia retomou a palavra para ler um conto do mais recente livro de D.CéliaMazaro, nomeado “ Rasgos de Saudade”.
Ao final, a presidente Dôra Borges convocou todos os cassienses presentes para cantar a música “Santa Rita Gloriosa” em homenagem a nossa padroeira, finalizando assim a participação de Cássia na reunião da Academia Paraisense de Cultura.
Vale registrar o apoio do prefeito Kito Arantes e do Secretário de Cultura, Esportes e Patrimônio Histórico, José Augusto Tambini Pinto que viabilizaram a ida de nossos acadêmicosaté São Sebastião do Paraíso, divulgando, assim, nossas riquezas culturais pela região. A ACL agradece aos convidados que brilharam na noite e ao prefeito Kito Arantes e a secretário Putika pelo importante apoio prestado desde a sua fundação.