08 MAI 2019
Pacto das Águas foi assinado em Cássia

O Colméia (Coletivo Local do Meio Ambiente) e a Prefeitura promoveram a cerimônia de assinatura do Pacto das Águas do Programa Pró-Mananciais, documento em que os parceiros se comprometem com o desenvolvimento das ações para a preservação dos recursos d’água.
O documento tem como signatários a COPASA, a EMATER-MG, Prefeitura Municipal, Colméia e os proprietários rurais da região do Córrego do Onça, principal manancial de abastecimento de água em Cássia.
Os parceiros que compõem o Colméia são: representante da Prefeitura Municipal, Jaime Rufino de Melo Neto; representante da EMATER-MG, Everaldo Borges da Costa; Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Meio Ambiente Luiza Parreira Izidoro; Codema (Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente); Escola FAMA; Câmara de Vereadores; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; Comunidade da Microbacia; Rotary Club e Maçonaria.

A cerimônia
A cerimônia aconteceu no barracão da APROCOSS, quinta-feira dia 2 de maio, às 19h, como parte das comemorações dos 129 anos de Cássia.
A noite foi de festa. Na abertura foram executados o Hino Nacional e a Valsa de Santa Rita de Cássia. A mesa foi composta pelo prefeito Kito Arantes; pelo gerente regional do distrito da Copasa de São Sebastião do Paraíso, Flávio Bócoli; pelo técnico da Emater em Cássia, Everaldo Borges da Costa; pela Secretária de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiza Parreira Izidoro; pela Vice Prefeita senhora Conceição Aparecida Silva; vereador Ciro Antônio de Oliveira Costa; Diego Borges Dias, representante do deputado Emidinho Madeira e pelo Sr. Moisés Carrijo, presidente da CEARCA (Central das Associações Comunitárias Rurais de Cássia).
Seguindo as apresentações, a Cia de Dança de Roda, uma das oficinas oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, sob a regência do professor Denner Machado, fez uma animada apresentação.
O Sr Gaspar dos Reis Veiga, morador, admirador da região, apresentou, ao violão, as músicas “Grito da Natureza”, “Reino Encantado”, “Saco de Estopa” e “Amor Colegial”.

Ação
A ação integra o Programa Pró-Mananciais, desenvolvido pela Copasa, que busca preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público, com o envolvimento das comunidades na proteção ao meio ambiente.
Fazem parte das atividades do Pro-Mananciais ações como a regularização de estradas vicinais, construção de sistemas de captação de água de chuva, cercamentos de APPs (Áreas de Preservação Permanente ) e reflorestamento, estudos e implantação de alternativas para disposição adequada de dejetos (fossas sépticas e biodigestores) e prevenção de incêndios florestais, dentre outras.
Até chegar a este ponto, o Colméia, com o envolvimento da Copasa e Prefeitura, já plantaram mudas de árvores em APP’s de loteamento, no Dia da Árvore, esta com o envolvimento dos alunos do Colégio São Gabriel, e já realizaram aproxidamente 15 reuniões com produtores rurais e envolvidos das comunidades rurais para explicar o programa e esclarecer dúvidas.

Discursos
Flávio Bócoli elogiou o prefeito Kito Arantes por ter se empenhado para a cidade ser contemplada com o programa. “É a primeira cidade da região a implantar, o prefeito correu atrás e temos a certeza de que será uma referência”, disse em seu discurso.
O prefeito Kito Arantes disse que conhecia o projeto que começou no Paraná, na Usina de Itaipú, que tinha sido premiado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que, assim que tomou conhecimento que a Copasa dispunha do projeto, se empenhou e conseguiu trazê-lo para Cássia. “O compromisso com o meio ambiente é um compromisso de todos nós e o que estamos fazendo hoje irá se refletir nas próximas gerações”, disse.
Kito entregou a Flávio Bócoli uma muda de ipê em agradecimento ao seu empenho.

08/05/2019
Assinatura do Convênio Pacto das Águas