03 MAI 2019
Programa Nacional de Controle do Tabagismo

As ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) e NASF-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) e a Secretaria Municipal de Saúde promoverão Tratamento de Combate ao Tabagismo.

O trabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma doença crônica resultado de dependência à nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças cardiovasculares. Embora tenha aumentado cada vez mais o número de pessoas que vêm abandonando o uso do cigarro, ainda é grande a prevalecência de dependentes do tabaco, sendo esta a maior causa de adoecimento e morte evitável em todo o mundo.
Com isso, o Ministério da Saúde liberou para o município de Cássia a quantidade de medicação para o programa nacional de controle do tabagismo para 14 pessoas.
O programa consiste em: preenchimento da ficha e avaliação segundo o PROTOCOLO DE DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DEPENDÊNCIA À NICOTINA, avaliação clínica médica e acompanhamento psicológico em grupo durante três meses, sendo:

1º mês: Quatro sessões uma vez por semana com duração de 1h30 cada encontro;

2º mês: Duas sessões quinzenais com duração de 1h cada encontro;

3º mês: Uma sessão mensal com duração de 1h.

Os interessados deverão procurar a ESF mais próxima de sua residência para preenchimento da ficha e avaliação segundo o PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DEPENDÊNCIA À NICOTINA, sendo incluído no programa aquele paciente que se enquadrar nos requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde.

Período de preenchimento da ficha de avaliação segundo o PROTOCOLO CLÍNICO COM A Psicóloga do NASF-AB Fabrícia Rodrigues Malaquia:

• PSF Peixotos – Rua José Dias, 420 – Dias 08/05 e 13/05 das 7h às 13h
• PSF Cassialar – Rua Sebastião Arantes, 300 – Dias 7 e 10/05 das 7h às 13h