PREFEITURA MUNICIPAL DE CÁSSIA FAZ PARCERIA COM ÓRGÃOS DO SISTEMA DE JUSTIÇA, SEGURANÇA PÚBLICA E SECRETARIA DE SAÚDE PARA ESTIMULAR A DEMANDA ESPONTÂNEA NOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER .
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou nesta segunda-feira, 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher - uma entrevista na Rádio Cultura para dar publicidade à parceria estabelecida com os órgãos citados acima.
O objetivo é diminuir o alto índice de casos de violência contra a mulher estimulando a demanda espontânea. O número de atendimentos em que a própria vítima procura o serviço é baixo, por isso essa parceria será importante.
A ação buscará o estímulo à procura do serviço quando a mulher for atendida, por exemplo, na Delegacia, Ministério Público, Defensoria Pública, Pronto-Socorro, ocasião em que receberá um folheto com as principais informações sobre o CREAS e canais de denúncia. Os agentes comunitários de saúde dos PSF’s também auxiliarão o CREAS nessa divulgação com a entrega desses folhetos nas respectivas residências dos bairros que atendem. Além disso, também serão afixados cartazes nesses pontos estratégicos com o objetivo de informar à população que existe um equipamento público pronto pra receber essa demanda e fazer as devidas intervenções.
O CREAS conta com uma equipe técnica especializada – advogada, assistente social e psicóloga – capacitadas e a postos para realizar orientação jurídica e psicossocial. A mulher que procurar o serviço será acolhida, orientada, e se quiser, poderá ser inserida no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
É importante ressaltar que não é papel do CREAS fazer averiguação nem investigação com objetivo de responsabilizar o suposto agressor. Essa tarefa cabe aos Órgãos do Sistema de Justiça e Segurança Pública.
O que será feito pelo CREAS é a acolhida dessa mulher vítima de violência e disponibilização da equipe técnica para que ela possa receber o apoio psicossocial, orientação jurídica e acompanhamento socioassistencial.
Cole o link em seu navegador para assistir a entrevista: https://www.facebook.com/prefeituradecassia/videos/554762627300290/?app=fbl