24 JUN 2024
EM PARCERIA ENTRE A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO, POR MEIO DO CCI E A SECRETARIA DE SAÚDE, FOI REALIZADA, PARA OS USUÁRIOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO, UMA RODA DE CONVERSA C
O dia 24 de junho é considerado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, data incorporada pelo Ministério da Saúde para alertar sobre o tema. O risco de quedas é um grave problema de saúde pública, ocorrendo em todas as idades, porém, mais frequentemente em idosos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) registra um milhão de fraturas de fêmur de idosos no mundo, sendo 600 mil somente no Brasil. Dessas, 90% são causadas por quedas.
Em homenagem à data, na manhã desta segunda-feira (24) ocorreu, no Centro de Convivência do Idoso, um evento muito especial para seus usuários. Neste evento, tivemos uma roda de conversa enriquecedora que foi conduzida pela fisioterapeuta Barbara Martins de Oliveira, na qual foram abordados temas essenciais para a prevenção de quedas, promovendo a segurança e o bem-estar de todos.
Na conversa, a fisioterapeuta abordou:
O que são as quedas e sua relação com os idosos;
Os fatores relacionados aos idosos (físicos, emocionais, patológicos);
Os fatores relacionados ao ambiente em que estes idosos vivem e que podem ser causas para quedas.
Após, foi feita uma atividade para interação com o público que consistiu no arremesso de um dado confeccionado especialmente para a ocasião, contendo imagens de ambientes. Os presentes deveriam jogar o dado e, de acordo com o resultado, apontar o que naquele ambiente apresentava risco de quedas. Em seguida, tivemos a explicação sobre a importância da prevenção de quedas, com dicas sobre o tema. Por fim, foram realizados exercícios para avaliar como estava o equilíbrio dos presentes.