A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Cássia/MG, realizarão durante todo o mês de agosto várias atividades para discutir as demandas pertinentes à população em situação de rua.
A programação acontecerá tendo em vista que a data de 19 de agosto é o Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua. É um marco significativo para essas pessoas ao nível nacional, pois a data é lembrada devido ao triste ocorrido na Praça da Sé em São Paulo em 2005 entre os dias 19 e 22 de agosto, que ficou conhecido com a Chacina da Sé, onde dez pessoas em situação de rua foram brutalmente violentadas com pancadas na cabeça enquanto dormiam sem a possibilidade de defesa. Após o ocorrido, todo ano nesta mesma data várias mobilizações são realizadas pela rede de proteção em conjunto com a população em situação de rua em todo o país.
Esse movimento visa conscientizar a sociedade sobre o respeito aos direitos humanos e atenção necessária a essa parcela da população e mostrar que esse tipo de violência ainda ocorre.
O objetivo principal é dar visibilidade a essas pessoas, proporcionar minimamente que sejam respeitados como sujeitos dignos de direito como qualquer pessoa é.
Dando início à programação, na data de 03/08, o CREAS realizou um cine pipoca com as pessoas em situação de rua.
Na atividade, além da apresentação do documentário “NÓS DA RUA”, que conta sobre a trajetória da população em situação de rua na luta pela garantia de seus direitos, houve também uma roda de conversa onde cada participante pôde explanar acerca das dificuldades, preconceito e invisibilidade sofrida e da esperança de superação das situações vivenciadas.
Foi reforçado também sobre a importância da participação política e coletiva desse segmento nos espaços de discussão de políticas públicas, estimulando a participação e o protagonismo enquanto sujeito de direitos.
Ainda, foi reafirmando que o CREAS, enquanto unidade pública de Assistência Social, está à disposição para acolhimento de suas demandas e intervenções para superação das violações de direitos sofridas.
Durante o encontro, foi serviço café, pipoca e refrigerante.
Segue a programação completa do mês de agosto:
10 DE AGOSTO
08:00h – CREAS - CAFÉ COM DIGNIDADE + MONTAGEM DO VARAL INFORMATIVO A RESPEITO DOS DIREITOS DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA.
DE 14 A 18 DE AGOSTO
EXPOSIÇÃO DO VARAL INFORMATIVO NOS ESPAÇOS PÚBLICOS PARCEIROS DO CREAS NO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA.
17 DE AGOSTO
08:00h – CCI - PALESTRA: VISIBILIDADE DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA E COMBATE AO PRECONCEITO.
18 DE AGOSTO
RÁDIO CULTURA: ENTREVISTA RÁDIO CULTURA COM O EDUCADOR SOCIAL DO SERVIÇO DE ABORDAGEM SOCIAL SOBRE O DIA NACIONAL DA LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E DAS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O MÊS.
24 DE AGOSTO
09:00h – CREAS - PALESTRA PARA AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA COM A ADVOGADA DO CREAS: DIREITOS E DEVERES NA ABORDAGEM POLICIAL.
28 DE AGOSTO
09:00H – CREAS - FORMAÇÃO DO COMITÊ PARA DAR INÍCIO AO PLANEJAMENTO DA POLÍTICA MUNICIPAL DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA.
31 DE AGOSTO
INÍCIO DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO CONTANDO A HISTÓRIA DE VIDA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA.