A 5a Feira da Banana em Delfinópolis organizado pela Associação dos Produtores de Banana (Adelba) e pela Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas (Sicoob Sarom) aconteceu de 31 de maio a 4 de junho.
No evento houve vários estandes, com exposição de maquinários agrícolas, Drones de Pulverização, embalagens para caixas de banana, sacos para os cachos, vários estandes com a produção de café local, da região, queijos, doces, charcutaria local, mostra de artesanato de fibra de bananeira, de produtos derivados como doces e licores, uma excelente praça de alimentação e programação artística.
Além da Emater-MG, outras importantes instituições do setor agropecuário participaram da Feira da Banana como Embrapa, Ministério da Agricultura, Epamig, Ceagesp, Sebrae, Senar e Unesp, além de entidades de crédito e empresas produtoras de equipamentos e insumos.
Produtores cassienses foram convidados a participar do estande do SENAR MINAS, onde puderam apresentar os seus produtos, bem como comercializar. Os cafés especiais: Macadú, da fazenda Boa Vista, de Luiz Gustavo Correa, o Zecão, premiado em 3° lugar em Minas como café de excelência, representado pela produtora Samanta Maria Correa Faleiros, que além de servir o café deu uma aula sobre qualidade de café a todos que visitavam o estande. O Café Sítio Paiolin, do Sítio Resfriado, dos produtores Laura e Gabriel Taveira, premiado com 2º lugar no concurso Cerejas do Café, que faz um trabalho voltado para sustentabilidade e igualdade de gênero na produção cafeeira.
O segmento da apicultura foi representado pelo apicultor Fernando Henrique Kraut, participante do Programa especial do Senar AT &G – Assistência Técnica e Gerencial da Apicultura, que durou 2 anos e encerrou em maio de 2023.
Para a produtora Samanta foi uma grande honra de poder levar o nome do município de Cássia em um evento de tamanha importância para o agronegócio. “O estande do Senar Minas nos apoiou e proporcionou a participação ativa na divulgação de nossos cafés onde pudemos realizamos negócios e gerar renda, sem esse apoio crucial, não teríamos condições de estar presentes, mais uma vez o braço forte do Senar Minas colocou o pequeno produtor em evidência é isso fez toda a diferença em nossas vidas, a palavra que não podemos deixar de falar e a imensa gratidão”, concluiu.
No stand, além dos produtores, tivemos a presença da analista supervisora do SENAR Agatha Costa e do gerente regional, Rogger Coelho.