28 NOV 2022
INFORMAÇÃO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR
CAMINHOS DE CÁSSIA: TURISMO E DESENVOLVIMENTO

CÁSSIA GANHA AGENTES DE TURISMO RURAL

“Caminhos de Cássia” foi o nome de batismo do 1º Programa Agente de Turismo Rural , que iniciou no dia 18 de abril e finalizou no dia 23 de novembro com um grupo de 10 empreendedores de Cássia que concluíram o programa.
O evento de encerramento aconteceu na Loja maçônica “liberdade e Amor”, com a apresentação dos roteiros, produtos e serviços para o turismo de Cássia, onde reuniram parceiros, alunos, autoridades locais e agentes formados pelo mesmo programa em Monte Santo de Minas e Ibiraci.
Criado pelo Sistema Faemg/Senar, o programa tem parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, Sala Mineira do Empreendedor, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Lazer com o apoio da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Cássia-ACIC.
Os novos agentes elaboraram quatro roteiros turísticos que uniu a culinária rural aos atrativos naturais e a fé. O município de Cássia se destacou em 2022 pela inauguração do maior Santuário, no mundo, dedicado a Santa Rita de Cássia.
O gerente da Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, enfatizou que o Sistema Faemg/Senar trabalha com a transformação de vidas através da capacitação de pessoas. “O turismo rural é uma fonte para o desenvolvimento. Em Cássia é potencializado devido ao Santuário, o que gera oportunidades para os novos agentes tanto com o turismo religioso como o rural”.
A instrutora, Jordânia Mariano, destaca que foram identificados além dos atrativos culturais e naturais muitas produções, como a de cafés especiais que é tradicional na região, como a farinha produzida de forma artesanal. “Tivemos um grande apoio do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra e conseguimos trabalhar roteiros específicos que vão agregar dentro das rotas trabalhadas pelo Circuito. Em Cássia, conseguimos agregar as vivências rurais associado à questão religiosa, devido ao Santuário de Santa Rita de Cássia”.
O Programa
Depois de seis meses e seis módulos, com abordagens diferentes, os novos agentes de turismo rural se sentem preparados para atuar no setor. Para chegar a essa etapa eles passaram por formação nas áreas de produtos e serviços turísticos, segurança, condução de turistas, roteirização, meios de hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios. O grupo criou quatro roteiros turísticos.
O primeiro deles, Cafés de Cássia, com foco nas propriedades rurais, tem destaque para produtores de cafés especiais e criou oportunidades para o turista conhecer todo manejo realizado nos cafezais e viver experiências com as diversas bebidas que o café proporciona. O segundo roteiro Pedalando pela História de Cássia tem passagem por pontos turísticos na zona rural e parada para almoço e cafés em pousadas. O terceiro roteiro: Fé, Sabores e Aromas de Cássia unem passagem pelo Santuário e visitas a produtores de plantas medicinais. O quarto roteiro Olhar com Fé e Gratidão une visitas a fazendas tradicionais, ao Santuário e a colina de Santa Rita. Segundo as participantes, a capacitação trouxe oportunidades de conhecer o município e o trabalho de muitos empreendedores.
Para o presidente do Sindicato Rural de Cássia, Domingos Inácio Salgado, uma das preocupações do Sindicato era formar pessoas que pudessem atender bem os turistas que serão atraídos ao município pelo apelo do Santuário. Ele também destaca que essa é uma oportunidade para os produtores mostrarem e comercializarem os seus produtos.
“O curso foi maravilhoso, pois abriu o nosso olhar para novas oportunidades que temos nas propriedades, mas não valorizamos ou não sabemos que temos até fazermos o curso. É uma forma de profissionalizarmos o que já fazemos com amadorismo. O agente de turismo trás um olhar sobre nós mesmos, nos capacita e dá oportunidade de fazer networking que é muito importante”, disse a produtora de cafés orgânicos Sabrina Caris de Oliveira, que também é advogada e gastrônoma, mas que sonhava em trabalhar com cafés.
Para o presidente do Roteiro Turístico Nascentes das Gerais e Canastra a formação de agentes de turismo rural é muito importante para a região. “Nós lançamos as nossas rotas, que são 14 e envolvem 20 municípios. Essas rotas vão passar pelo rural. O turista que sai de uma cidade para outra, forçosamente vai passar para visitar fazendas, assim um trabalho complementa o outro”.