24 JUN 2022
INFORMAÇÃO DA SEÇÃO DE CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO.
CÁSSIA ATINGE PONTUAÇÃO RECORDE NO ICMS PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL.

O Iepha/MG publicou hoje a pontuação provisória do ICMS Patrimônio Histórico Cultural do ano de 2021. O município de Cássia, obteve 18,20 pontos, aumentando em 33% o desempenho do ano anterior. Trata se da maior pontuação do município em toda a história.
O programa de ICMS Cultural do Governo Minas Gerais retorna aos municípios parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo o Coordenador da Seção de Cultura e Patrimônio Histórico "O trabalho foi pontuado de forma positiva nesta atual gestão e essa avaliação será revertida em recurso para Cássia.
O repasse do recurso será realizado em 2023”. Esse percentual do aumento da pontuação no ano de 2021 se deu devido aos trabalhos realizados como inventários de proteção do patrimônio cultural na área rural como a Capela de Nossa Senhora Aparecida, Roda d´agua do Sítio Boa vista, Residência de João Gomes Fernandes, Capela São José, Cachoeira Ribeirão da Antinha (conjunto paisagístico natural ) e o modo de fazer rapadura. Laudos de estado de conservação de bens materiais protegidos, relatórios de implementação das ações e execução do plano de salva guarda dos bens protegidos por registro, programas de educação patrimonial e ações de difusão.
Todos esses trabalhos foram aprovados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural, que vem desenvolvendo um excelente trabalho no município com a Agência Mineira de Entretenimento Eireli, responsável pela assessoria e consultoria do Patrimônio Histórico Cultural. Todos esses trabalhos desenvolvidos foram encaminhados ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).