23 MAR 2018
Crianças da rede municipal têm acompanhamento nutricional reforçado

O estado nutricional na primeira infância repercute na vida adulta. Com base em estudos, por causa dos novos hábitos, as crianças estão desenvolvendo doenças de adultos, como a hipertensão associada à obesidade. Diante desse quadro, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da nutricionista da merenda escolar, Ana Claudia Longuinhos Silva,começou um trabalho de acompanhamento nutricional dos pequenos da rede municipal de ensino.
O pontapé inicial foi dado no dia 22 de março na Pituchinha. Em parceria com oito estudantes técnicos em enfermagem foram feitas a pesagem e aferida a pressão arterial de cada uma das crianças. Ana Claudia explicou que a próxima etapa é conversar com os pais dos alunos, com o apoio dos diretores, para orientá-los a não incluir no lanche de seus filhos alimentos industrializados. “Uma má alimentação leva à obesidade, Isso pode ter alguns motivos, mas devemos ficar atentos principalmente com o estilo de vida de nossas crianças. Hoje com a evolução da tecnologia, percebemos que houve uma diminuição na atividade física e aumento de brincadeiras com tablet, computador, celular. Vamos orientar os pais a colocarem lanches saudáveis, pois o excesso de sódio dos lanches industrializados associado ao sedentarismo pode causar doenças futuramente.” explicou Ana Claudia.
O trabalho de avaliação do perfil nutricional dos alunos e orientações será realizado em todas as escolas da rede municipal.