28 SET 2021
TELHADO DA CASA DE CULTURA DR. RAUL DE AZEVEDO BARROS PASSA POR REFORMA.
INFORMAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO.
TELHADO DA CASA DE CULTURA DR. RAUL DE AZEVEDO BARROS PASSA POR REFORMA.

Com a finalidade de manter e conservar as características originais do prédio, o projeto tem como prioridade a reforma do telhado existente do edifício, preservando e corrigindo origens de patologias existentes no local devido a infiltrações de águas pluviais originadas do telhado. Ainda, está previsto a substituição do forro e iluminação do andar superior da edificação.
Este projeto de intervenção no edifício da Casa de Cultura, parte do seu reconhecimento como patrimônio, referência e identidade cultural da comunidade cassiense, com grande valor histórico e arquitetônico. Com localização privilegiada, próxima à principal praça da cidade, a Barão de Cambuí, faz com que o edifício tenha fácil acesso por parte dos moradores, sendo também uma das poucas edificações com dois pavimentos do entorno, com destaque na paisagem, podendo ser vista de diversos pontos do município.
O local possui longo histórico de ocupação ligado ao uso cultural e recreativo, tendo existido ali, no início do séc. XX, uma edificação de características ecléticas de apenas um pavimento, que funcionou como teatro e cinema. Após esse período, ganhou um segundo pavimento e varanda envidraçada e adquiriu as feições proto-moderna que possui até hoje.
A empresa L.R. CONSTRUTORA LTDA ME é a responsável pela execução da obra, com o prazo para conclusão dos serviços até o dia 30/10/2021, com valor previsto de obra de R$ 161.741,22, sendo que, o recurso para a reforma foi obtido através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural – FUMPAC.