Um evento organizado e que reuniu biólogos, professores, pós doutores da USP, da Faculdade Estadual da Bahia e outras, referência nacional e internacional sobre o assunto, estiveram reunidos em Cássia no final de semana no Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Cássia, na Casa da Cultura, no sábado e domingo, dias 23 e 24 de setembro. O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio da apicultora Alexandra Rocha. Foram palestras e oficinas gratuitas não apenas para apicultores, mas para toda a comunidade.
O objetivo foi conscientizar a população sobre os problemas futuros de redução das abelhas na natureza. Na noite de sábado, dez barracas comercializaram produtos feitos à base de mel. Enquanto fazia compras, o público se divertiu com os shows da Orquestra de Violas de Cássia e o duo Anderson Silva (clarineta) e Cristiano Pedroso (violão sete cordas).
Participaram agricultores, agrônomos, estudantes, apicultores e interessados no assunto de Ibiraci, Brasília (DF), Monte Santo de Minas, Presidente Alves (SP), Ribeirão Preto (SP), Bambuí, Juruaia, Franca (SP), São Paulo (capital), Muzambinho, Itaú de Minas, Patrocínio Paulista (SP), Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Pratápolis, Arceburgo, Nova Resende, Passos e Jardinópolis (SP).
Os palestrantes foram Célio Augusto Pereira (biólogo, representante da apicultura e meliponicultura de Franca), Aline Patrícia Turcatto (bióloga, mestre, Presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Muzambinho), Genna Souza (bióloga, doutora em Ciências Agrárias, mestre em Agronomia, DSC em Ciências Agrárias, professora da Universidade Estadual da Bahia), Espencer Egea (biólogo, doutor, pós-doutor, mestre em genética e professor da FMRP/USP), Geusa Freitas (bióloga, doutora, pós-doutora) e José Mauro (biólogo, instrutor, meliponicultor e apicultor).
O prefeito Kito Arantes abriu o evento e falou que Cássia nunca juntou tantos professores doutores em um só evento. Estão de parabéns os organizadores.