Por medida de precaução e com base na Resolução-RDC, de 15 de setembro de 2004, fica proibido o uso de palha de aço na higienização de utensílios domésticos para manuseio de alimentos, pois configura-se como perigo físico aos usuários. A nutricionista Ana Cláudia Longuinhos Silva fez reuniões com as merendeiras para explicar a decisão. “A panela não precisa estar areada, o importante é estar bem limpa”, disse. A resolução que proíbe o uso da palha de aço foi assinada pelo secretário de Educação, Jonas Cunha, e pela nutricionista.
A medida foi adotada para prevenir e reduzir a um nível aceitável ou eliminar qualquer agente físico, químico ou biológico que comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
A palha de aço solta pedaços de alumínio, componente tóxico, que pode se desprender e ser ingerida por crianças, causando danos à saúde de quem ingere. As merendeiras foram orientadas pela nutricionista a usar fibra sintética que será entregue a partir de agora juntamente com os materiais de limpeza e deverão ser trocadas periodicamente, sendo esta isenta de contaminação.