Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Cássia-MG
Acompanhe-nos:
Instagram
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
24
24 JUN 2020
Comunicado - Central Covid - 19
Comunicado - Central Covid-19
 
A primeira coisa é em relação ao teste rápido. Ele identifica os anticorpos que o organismo cria em contato com o vírus, e só podemos realizá-lo após 8 dias do início dos sintomas (porque, antes disso, não dá para o corpo criar os "soldadinhos de defesa"). Mesmo quem já se curou há meses ainda fica com anticorpo no organismo, e o teste rápido vai ser positivo, sem a pessoa transmitir a doença. Diferente do PCR (swab da garganta), que é feito em casos internados e identifica um "pedacinho" do vírus, e que fica positivo enquanto a pessoa ainda está doente e transmitindo.
 
Duas pessoas que são da mesma família ainda permanecem em isolamento dentro do domicílio, 1 com sintomas leves e a outra teve sintomas anteriormente e no momento já está assintomática. Após 72h Sem sintomas, acredita-se que a pessoa não transmita mais o vírus.
 
Os outros 3 casos foram isolados na ocasião do passado, mas como foi explicado na errata, não havia teste rápido naquela época, e só se testava em quem estava hospitalizado (grave). Agora, como chegaram testes rápidos, estamos testando quem ficou em isolamento e notificado segundo o protocolo. Essas pessoas não transmitem mais a doença (pois como disse acima, após 72h sem sintomas, acredita-se que não há mais transmissão).
 
Além disso, esses casos que estão no boletim como “internação hospitalar em outro município” ainda não têm resultado de teste, então não podemos falar se é COVID ou não.
 
Por fim, este não é o momento para julgamento de quem se contaminou. No entanto, é sempre válida a reflexão de como está a conduta de prevenção de cada um, pois já sabíamos da possibilidade do vírus estar circulando em Cássia. O Brasil inteiro é considerado área de transmissão comunitária, isso é, pode-se pegar o vírus em qualquer local do país e muitas pessoas apresentam sintomas leves ou nem apresentam sintomas.
 
 
Filipe Faleiros - Médico da Central Covid-19 
 
Cássia , Minas Gerais , 24 de Junho de 2020 
Newsletter
Cadastre-se pare receber nossos informativos
CADASTRAR
Prefeitura de Cássia-MG
Acompanhe a Prefeitura
nas redes sociais
Rua: Argentina, nº 150 Jardim Alvorada • CEP: 37980-000
De segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia