03 DEZ 2018
Cerimônia reinaugura Quadra ABM

Em uma bela solenidade na tarde da última sexta-feira, 30 de novembro, foi reinaugurada a Quadra “ABM” - Aramita Bastos Machado, no bairro Parque da Nascente, em Cássia. O Coral Sol Maior, do CCI (Centro de Convivência do Idoso), executou o Hino Nacional e a Valsa de Santa Rita (Hino de Cássia), além de outras melodias. A reinauguração da quadra foi feita pela Prefeitura com as presenças do deputado estadual Cássio Soares e o prefeito Marco Leandro Almeida Arantes/Kito Arantes. Oito dos nove vereadores marcaram presença, assim como representantes do SEMPRE, da Polícia Militar, Instituto de São Vicente de Paulo, dentre outras entidades.
O primeiro a discursar foi o secretário de Esporte, Cultura e Patrimônio Histórico, José Augusto Tambini Pinto/Putika, que falou sobre a importância da prática de esportes na educação. Depois foi a vez de Cássio Soares falar. O deputado agradeceu a comunidade e explicou a importância da obra. “Mas hoje ela está aí e é de vocês. Usem-na e zelem por ela”, comentou.
O prefeito Kito Arantes também explicou a burocracia para justificar o atraso, agradeceu ao ex-secretário de Gestão de Projetos da Prefeitura, José Carlos Ferreira, e a engenheira Luiza Parreira Izidoro, secretária de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente, pelo empenho no trabalho. Kito pediu a Cássio ajuda para conseguir verba para a reforma da antiga cadeia velha a fim de abrigar a sede da Câmara Municipal, e, assim, economizar para os cofres municipais. Cássio Soares disse que vai envidar esforços para conseguir os recursos. “O recurso da quadra foi indicado e aplicado de maneira correta, pois se trata de recurso público”, disse em um trecho de seu discurso. O presidente da Câmara, Ricardo Garcia Arantes, também discursou.
Na cerimônia, o filho de D. Aramita, Dinaldo Machado, representou a família e ajudou a descerrar a placa de reinauguração. O mesmo aconteceu com Israel, morador da comunidade e que reivindicou muito a reforma.

A obra
A reforma da Quadra ABM, localizada na Rua Esmeralda, no bairro Parque da Nascente, com recurso de emenda parlamentar indicada por Cássio Soares, no valor de R$ 114.812,14. A primeira parte da obra foi entregue no dia 18 de julho de 2017, ou seja, os itens contemplados pelo projeto licitados foram concluídos.
Porém, com o intuito de implementar melhorias ao projeto, a Prefeitura viu como necessário melhorar a parte elétrica da quadra, visto que quando o recurso foi liberado para o início das obras, a parte elétrica já estava muito precária, necessitando de uma maior atenção, além dos materiais e serviços que já foram executados na reforma, como lâmpadas, disjuntores, cabos, eletrodutos e o novo quadro de distribuição.
Além dessa melhoria, optou-se também por passar verniz acrílico na parte interna – incluindo piso da quadra esportiva – e parte externa, a fim de proteger a pintura em látex, evitando danos.
Foi lembrado que a obra foi executada e recursos na ordem de R$ 30 mil foram economizados, fato raro na administração pública. A liberação deste recurso foi efetuada após comprovação de sua utilização na parte elétrica. Havia duas

opções: inaugurar durante o período pré eleitoral ou esperar. A opção foi pela racionalidade de gestão pública. “Obtivemos o recurso e só agora conseguimos inaugurar. Respeito ao dinheiro público”, disse o prefeito de Cássia.
Portanto, todas as etapas da reforma foram finalizadas em agosto de 2018, sendo a quadra aberta para atividades no início de novembro de 2018, ficando um funcionário no local para limpeza e demais atividades, das 16h às 22h, durante toda a semana.

Outras atividades
Depois da solenidade, o deputado Cássio Soares visitou as dependências do Lar São Vicente de Paulo. Em seguida, o parlamentar e o prefeito Kito Arantes concederam uma esclarecedora entrevista na Cultura FM 88,5.