06 MAR 2024
A PREFEITURA POR MEIO DA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR EM PARCERIA COM SISTEMA FAEMG PROMOVEM TREINAMENTOS GRATUITOS DO SENAR
A Sala Mineira do Empreendedor, através do Sistema Faemg e Sindicato Rural promoveu o treinamento gratuito do Senar sobre Defensivo Agrícola com trator para capacitação da mão de obra local. O curso foi realizado no período de 19 a 21, no Sítio Santa Gianna, com lotação máxima de 12 trabalhadores.
O instrutor, engenheiro agrônomo, Caio Sandoval orientou sobre a necessidade do uso de agrotóxico e seus efeitos no controle de pragas, doenças e ervas daninhas, de acordo com a legislação normatizadora NR31 e NR12. Passou os conhecimentos básicos sobre aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas. Tipos de Defensivos Agrícolas x Rotulagem x Toxicologia. Formas de Exposição aos Defensivos Agrícolas x Contaminação e Sinais x Noções de Primeiros Socorros x Procedimentos em Situação de Emergência - NR31/ 5. Nas aulas práticas houve a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) e Coletiva (EPC). Os participantes aprenderam sobre o preparo do equipamento de aplicação, como Manutenção - Regulagem e Calibragem, sobre as características e especificações de pontas e filtros de pulverização, sobre os fatores que interferem na aplicação, sobre o preparo da calda e principalmente sobre o destino final de embalagens vazias.
Na etapa final também recebem orientação sobre operação da máquina com aplicação da calda, bem como sinalização de segurança e sobras de produtos, limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e dos equipamentos de proteção individual e higiene pessoal.