18 SET 2018
Carreta de Furnas realiza projeto ambiental Educar para Preservar na praça

“Achei muito legal e aprendi que não pode desperdiçar energia e tem que preservar o meio ambiente”. Esta foi a frase dita por Rafael dos Santos Parreira, 11 anos, aluno do 5º B da Escola João Carlos Salgado, depois de participar do projeto socioambiental Educar para Preservar, que começou nesta terça-feira, 18 de setembro, da Eletrobras FURNAS, em parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto dirigido a alunos da rede municipal de ensino e professores ficará em Cássia até quinta-feira, 20 de setembro, e depois seguirá para Delfinópolis. A iniciativa é uma parceria da empresa com Instituto Efort.
A carreta de 15 metros de extensão é equipada com sala de aula multimídia, experimentos didáticos, palco e sala de reunião. Durante 40 minutos, as turmas de alunos participaram de laboratório interativo de energia e meio ambiente e interagem com o treinador. Os alunos conhecem equipamentos que demonstram bons condutores de eletricidade, bicicleta geradora de energia, realidade aumentada, gerados de Van de Graaff, globo de plasma, filme em 3D e pilha humana.

Lançamento
Até o final da permanência da carreta em Cássia, na quinta, deverão ser contemplados mais de 800 alunos da rede pública municipal de ensino. Desde o lançamento do projeto, em abril deste ano, em São José da Barra, a carreta começou a percorrer 39 cidades pra desenvolver junto a estudantes e professores atividades pedagógicas focadas na preservação do meio ambiente e conservação de energia.
O Educar para Preservar dispõe de website para que os educadores possam realizar pesquisas e dar continuidade a seu treinamento. Ao final do programa, eles receberão um certificado correspondente a 50 horas de aula.