07/08/2018 às 10:22:00
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo começou nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, e segue até 31 de agosto. O Dia D de Mobilização Nacional acontece no dia 18 de agosto, sábado, no Posto de Saúde (Rua Monsenhor Geraldo, 285 – Centro), das 8h às 17h.
A meta é imunizar 95% do público-alvo, que são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente da situação vacinal.
A seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

1 – Qual o local e horário de atendimento para tomar as vacinas no período da campanha?
O local é o Posto de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo obrigatória a apresentação do Cartão de Vacinação.

2 – Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?
Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

3 – Qual a vacina usada contra a pólio?
Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

4 – Qual a vacina usada contra o sarampo?
A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

5 – Adultos participam da campanha?
Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

6 – Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?
Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o Posto de Saúde para tomar doses previstas para sua faixa etária.

Informativos da Prefeitura de Cássia-MG, cadastre-se.
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Mapa Localização:
Rua: Argentina, nº 150 Jardim Alvorada
Cássia/MG - 37980-000
Telefone Telefone para contato:
E-mail: ouvidoria@cassia.mg.gov.br
Atendimento Atendimento: