16 MAI 2018
Encontro de congado é sucesso em Cássia

O final de semana em Cássia foi ainda mais animado com a 1ª Festa da Congada de Cássia. Na sexta (11), sábado (12) e domingo (13) foram reservados para celebrar a tradição, a fé e a cultura. Vários terno de congo da região participaram do encontro, organizado pela Associação dos Congadeiros, com o apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Patrimônio Cultural. Centenas de pessoas prestigiaram a festa.
Os ternos se apresentaram nos bairros e depois se encontravam na Igreja de Santa Efigênia, berço do congado em Cássia. A atividade fez parte da comemoração dos 128 anos de Cássia.
Apresentaram-se ternos de Sacramento, Manhoso de Ibiraci, Três Colinas (Franca-SP), Filhos de Itamogi, Terno de Congo Família Macedo (Jacuí), Marinheiros Francanos, Marinheiros de Capetinga, Terno Nossa Senhora Rosário (Fortaleza de Minas) e Terno de Congo Três Bandeiras (Cássia).
Nossos parabéns aos organizadores e participantes.

A festa
O Congado é uma manifestação religiosa e, ao mesmo tempo, cultural, que contempla as raízes africanas tratando de três temas principais: a aparição mariana de Nossa Senhora, que entregou um rosário a São Domingos de Gusmão, a vida de São Benedito, que era de origem moura e, por fim, a representação da luta do rei Carlos Magno contra as invasões mouras.