07 JUN 2022
COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE.

NOTA INFORMATIVA DE INVESTIGAÇÃO DA POSSÍVEL REAÇÃO VACINAL DE ADOLESCENTE EM CÁSSIA-MG.

Em resposta a investigação da possível Reação Vacinal do Adolescente de 13 anos divulgada pela Secretaria da Saúde de Cássia MG através da Nota Informativa publicada no dia 21/01/2022, segue abaixo o relato:
O adolescente apresentou Taquicardia após receber a 2° Dose da Vacina contra a Covid-19 Pfizer, o caso foi Notificação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) e seguia em investigação Estadual.
A Secretaria da Saúde de Cássia informa que o adolescente foi avaliado pelo Cardiologista e realizou todos os exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico.

No dia 11/05/2022 a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais encerrou o caso, segue o desfecho:

*Diagnóstico: Transtorno da Ansiedade Orgânico - F064

*Causalidade: Reação de ansiedade associada à vacinação e ou estresse
desencadeado em resposta à vacinação (EDRV)

*Conduta: Esquema Encerrado

*Comentário: até a data que a investigação foi encerrada, dia 11 de maio de 2022, não havia indicação em aplicar a Dose de Reforço em adolescentes de 12 a 17 anos. Atualmente o Ministério da Saúde preconiza a Dose de Reforço para essa faixa etária conforme Nota Técnica N° 35/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS.