31 MAI 2022
INFORMAÇÃO DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO E COORDENAÇÃO DO JORNAL "A VANGUARDA". O CENTENÁRIO JORNAL "A VANGUARDA" COMPLETOU 107 ANOS. Parte integrante da história de Cássia.
No último dia 26 de maio o jornal impresso "A Vanguarda" completou  107 anos de existência.
Inaugurado em 1915 o jornal A Vanguarda teve como primeiros proprietários o jornalista Antônio Celestino e o advogado Mário Ferreira de Azevedo, e contou inicialmente como gerente com Antônio Cintra. A primeira redação era localizada na Rua Wenceslau Braz, nº 197, atual Rua Paulo Gama.
Também participaram da história do semanário Sebastião Cândido de Oliveira, gerente e depois sócio proprietário de 1923 a 1934; Nenê (do Gabriel de Assis); João Caetano da Fonseca Primo, o João da Izilda; João Cunha, redator de 1934 até 1937; Fábio Mello Pinto.
São 107 anos de circulação ininterrupta, confirmando assim a posição de um dos semanários mais antigos do Sudoeste de Minas Gerais.
O jornal, desde a sua fundação passou por várias transformações ao longo de sua história, principalmente no formato. Inicialmente circulava com quatro páginas em formato “britânico Inglês” (semelhante ao formato standard) e passou a tablóide na década de 1990.
Até 2001 o maquinário (impressora, picotadeira, guilhotina e tipos) eram os mesmos desde a sua fundação. Atualmente desativados, em função da facilidade de utilização de recursos mais modernos, através da computação gráfica, bem como pelos recursos da internet, encurtando distâncias e agilizando a divulgação dos fatos.
Parte do maquinário, quatro máquinas de origem alemã, encontra-se exposto na parte exterior da Casa da Cultura.  Com placas do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Cássia, as máquinas devidamente resguardadas são as seguintes: guilhotina Krause Bromberg, Hacker & Cia Engenheiros - São Paulo; máquina de impressos menores (usadas para imprimir por muitos anos os formulários de uso comum nos departamentos municipais) com placa de Guarani Mirim, com uma placa de fabricante Rua Carlos de Campos, 598- São Paulo-Indústria Brasileira; Perfuradeira Bromberg & CMA Engenheiros; Impressora J. C. Chelfer & Gresecke Leipzig Dr. Patente Phoenix IV.
A Vanguarda, que é um dos maiores patrimônios culturais de Cássia, impressa na Gráfica do Serginho, de 2018 a 2019 teve todo o seu acervo digitalizado e atualmente devido à pandemia da covid-19 está sendo publicada somente na versão digital, de fácil acesso e leitura no site da Prefeitura Municipal de Cássia www.cassia.mg.gov.br.
A direção da Vanguarda agradece a todos os diretores, redatores, jornalistas, secretários e colaboradores que também fazem parte desta história. Não poderia deixar de fazer um agradecimento muito especial aos tipógrafos da época e ainda servidores municipais, Valdiney David Rosa e Carlos Alberto Alves, que por 20 anos foram os responsáveis pela montagem e impressão do jornal “A Vanguarda”.
Este tradicional semanário tem alto valor histórico, pois tem registrado ao longo dos tempos os acontecimentos mais importantes de Cássia, cumprindo também o papel de multiplicador de utilidade pública.
A Vanguarda que está sob a direção e desenvolvimento da Secretaria Municipal de Comunicação parabeniza a todos pela seriedade, profissionalismo e dedicação ao longo desses 107 anos de trabalho.