06 ABR 2017
Secretário apresenta projetos de gestão para vereadores

Nesta quarta-feira (5), o secretário de Gestão de Projetos da prefeitura, o engenheiro mecânico José Carlos Ferreira, fez uma palestra para os vereadores, às 19h, na Câmara Municipal, sobre conceituação de projeto e apresentação dos projetos da gestão 2017/2020. A palestra foi aberta ao público e participaram, além dos vereadores, a ACIC, cidadãos e funcionários municipais. O convite para José Carlos foi formalizado pelo vereador Jézer David.

De uma forma didática, profissional e esclarecedora, pautada na transparência que uma organização pública municipal deve se basear, o palestrante depois de agradecer a oportunidade de estar ali discorreu sobre a conceituação do que seja projeto e suas fases. Citou aqueles mais simples/básicos e não menos importantes com custos baixos até aqueles de alta complexidade e alto custo, tanto de iniciativa com recursos próprios, quanto aos convênios e repasses estaduais ou da União. Aliado a essas informações, deixou claro a preocupação de lidar com a coisa pública e com um público grande que é a população municipal nos vários projetos da administração 2017-2020 que constam do plano de governo. E a real necessidade de se ter "planejamento", sejam eles a curto, médio e longo prazo. A forma utilizada foi verbal/expositiva e em slides com livres apartes e comentários da plateia de forma amistosa e esclarecedora dos dois lados.

Todos os setores da Prefeitura possuem projetos inovadores e de manutenção a serem listados pelo gestor que colocou à disposição de todos. A relação de projetos a serem realizados: os em fase de implantação além daqueles já concluídos neste pequeno espaço de 100 dias de gestão foram disponibilizados para consulta e/ou esclarecimentos além de sugestões.

Foram abordados por parte dos vereadores a questão do local de casas populares (próximo ao Clube Hípico) e a questão do trânsito urbano - dois assuntos que demandaram um maior tempo.

Ressaltou-se o projeto do Centro de Controle de Zoonoses (Bicho Feliz), Abatedouro de Peixes, Guarda Civil Municipal, Monitoramento por Câmeras em locais-chave e revitalização da Avenida Santa Rita; todos dentro da visão estritamente técnica do palestrante, mas como se viu, abrangendo a complexidade que um Município abarca.