31 AGO 2017
NASF E ESF DR. TOMÁS ANTÔNIO SALERNO REALIZAM RODA DE CONVERSA

O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família, em parceria com a ESF. Dr. Tomás Antônio Salerno, realizou, no dia 24 de agosto, uma roda de conversa com os pacientes hipertensos e/ou diabéticos. O encontro foi coordenado pela psicóloga Fabrícia Rodrigues Malaquia, que abordou a importância de ‘conhecer, controlar e tratar as emoções’, sabendo que cada vez mais se reconhece que os problemas e descontroles emocionais representam pontos chave no desequilíbrio físico, contribuindo fortemente para a origem das doenças, podendo debilitar e enfraquecer o corpo, prejudicando, também, o processo de tratamento e cura.

Em seguida, conversaram sobre a descoberta do diagnóstico da doença que leva o ser humano a questionar e refletir sobre a finitude e a morte e a sensação de perda do domínio sobre a própria vida. Ressaltado também que a forma de lidar com o diagnóstico dependerá da interpretação que cada pessoa fará da doença, ou seja, se a hipertensão e/ou diabetes é percebido como um sinal de parar e rever o estilo de vida e excessos, a ressignificação ocorrerá de forma positiva, proporcionando uma busca pela qualidade de vida, pelo tratamento e pela cura.

Foi realizada uma dinâmica com os participantes a fim de proporcionarem uma vivência e reflexão de como lidamos com as dificuldades da vida. Para finalizar, foram abordadas as fases emocionais vividas pelo paciente após o diagnóstico e algumas formas de lidar com esse diagnóstico, proporcionando melhor aceitação e qualidade de vida.

O encontro foi um momento de grande importância e aproveitamento por parte dos participantes que puderam refletir sobre a vida e tirar dúvidas a respeito do tratamento. “Foi observado o quanto o trabalho de prevenção tem contribuído para melhor qualidade de vida dos pacientes e o quanto a adesão ao tratamento por parte dos homens tem aumentado”, ressalta a psicóloga.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024