05 JUN 2020
Projetos em andamento em Cássia ligados ao Meio Ambiente

* MANUTENÇÕES EM BACIAS DE CONTENÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou a manutenção (limpeza) das bacias de contenção de águas pluviais localizadas no Bairro Jardim do Sol, que são úteis para contenção das águas pluviais provenientes dos bairros Jardim do Sol, Jardim Centenário, Cassialar, Morada do Sol, Cantagalo e Sagrada Família. O intuito é desassorear as bacias, minimizando, assim, inundações, principalmente as recorrentes na Avenida Santa Rita.

* PROGRAMA PRÓ MANANCIAIS TEM CONTINUIDADE
O Programa Pró Mananciais se trata de um programa da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) em parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), que contempla ações para recuperação das nascentes da micro bacia do Córrego da Onça, córrego este que abastece a cidade de Cássia. Entre as ações estão o cercamento das nascentes, protegendo assim os mananciais, o reflorestamento das áreas de preservação permanente – APPs, a regularização de estradas vicinais, construção de sistemas de bacias de contenção, construção de curvas de nível em propriedades, afim de evitar erosões nos córregos, estudos e implantação de alternativas para disposição adequada de dejetos e prevenção de incêndios florestais, dentre outras.
O Programa teve início em 17 de maio de 2019 e até o momento foram realizadas várias ações junto à comunidade do Córrego da Onça, como palestras e planejamento das ações.
Desde o dia 18 de maio de 2020, estamos trabalhando na melhoria das estradas da Região do Córrego da Onça, que contempla a limpeza das laterais das estradas, pois devido ao período chuvoso houve um crescimento da vegetação; a recuperação dos leitos das estradas, cascalhamentos; e também os serviços de manutenção e abertura de saídas de água e bacias de contenção de águas pluviais, visando uma maior durabilidade nos serviços executados.

* AMPLIAÇÃO DE COLETA SELETIVA
Cássia foi uma das 19 cidades selecionadas no Estado a ser contemplada com um programa da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente), em que o Governo do Estado apoia a coleta seletiva para as administrações municipais.
O Programa teve início em 27 de março de 2019, onde o prefeito Marco Leandro Almeida Arantes recebeu duas representantes da FEAM e do Instituto Gesois (Instituto de Gestão de Políticas Sociais), parceiros no programa, onde as analistas ambientais Carolina Monteiro Barros e Victoria Araújo Vieira de Castro realizaram uma breve apresentação do Programa e da equipe, e onde ocorreu a assinatura do termo de adesão entre as partes, Município de Cássia e Instituto Gesois.
O Gesois deu todo suporte técnico ao município em tudo o que diz respeito à ampliação da Coleta Seletiva; capacitou Grupo Gestor e Equipe Executiva; apoiou na realização de diagnósticos, seminários, planejamento físico-financeiro e estabelecimento de indicadores e monitoramento; apoiou o desenvolvimento de ações de mobilização social juntamente com as secretariais municipais.
A Coleta então foi ampliada para dois dias na semana (terça e quinta-feira) a partir de 14/01/2020, e atualmente estamos na fase de monitoramento, e tentativa de melhoria do espaço que recebe os resíduos recicláveis, a Associação ASCARPAC.
Recentemente nos inscrevemos em um edital da FUNASA a fim de conseguirmos recursos para construção de um novo barracão, o que será um grande avanço. Aguardamos resultado final.

*PLANTIO DE MUDAS NATIVAS NA ÁREA VERDE E AREA DE PRESERVAÇÃO PERMAMENTE (APP)

Recebemos a doação de diversas mudas nativas através da Usina Itaiquara e da COPASA, e estamos realizando o plantio na Área Verde e área de Preservação Permanente (APP) do Bairro São Lucas. Foram plantadas 54 mudas, e vamos continuar o plantio, dando andamento ao Projeto de Arborização de Áreas Verdes em nosso Município.

* PLANTIO DE MUDAS NO PERÍMETRO URBANO

Avenida Caetano Castaldi

No dia 20 de setembro de 2019, véspera do Dia da Árvore, foi realizado o plantio de 70 mudas no canteiro da Avenida Caetano Castaldi e 4 mudas no canteiro do bairro São Francisco em reposição as árvores da espécie Ficus, cortadas anteriormente por estarem causando danos ao esgoto da região..

São Gabriel