27 MAI 2020
PROGRAMA PRÓ MANANCIAL TEM CONTINUIDADE NO MUNICÍPIO DE CÁSSIA

O Pró Manancial se trata de um programa da Copasa em parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) , Prefeitura Municipal e Produtores Rurais que contempla uma série de iniciativas para a recuperação das nascentes da micro bacia do Córrego da Onça, córrego este que abastece a cidade de Cássia.
Entre as ações, destacam-se: o cercamento das nascentes, protegendo assim os mananciais, o reflorestamento das áreas de preservação permanente – APPs, a regularização de estradas vicinais, construção de sistemas de bacias de contenção (bacias secas), construção de curvas de nível em propriedades, a fim de evitar erosões nos córregos, estudos e implantação de alternativas para disposição adequada de resíduos e prevenção de incêndios florestais.
O Programa teve início no dia 17 de maio de 2019 e até o momento foram realizadas várias ações junto à comunidade do Córrego da Onça, como palestras e planejamento das ações.
No dia 18 de maio de 2020, foi iniciada a fase de melhoria das estradas da Região do Córrego da Onça, que contempla a limpeza das laterais das estradas, a recuperação dos leitos, cascalhamentos , serviços de manutenção , abertura de saídas de água e bacias de contenção de águas pluviais (bacias secas), visando assim uma maior durabilidade nos serviços executados.
Ressaltamos que houve um atraso no início das obras devido a manutenção de maquinários e diminuição do quadro de funcionários em virtude da pandemia do Covid-19. A previsão para término dos serviços é até o dia 30 de junho deste ano.
Agradecemos a compreensão de todos.