26 MAI 2020
Cássia acompanha nos últimos três anos tendência mercadológica comprovada pela SEAPA

De acordo com o último relatório e divulgação dos números disponibilizados pela SEAPA (Secretaria de Agricultura , Pecuária e Abastecimento), órgão do Governo do Estado de Minas Gerais, o café produto ímpar na economia regional e estadual está em plena expansão. A commodity brasileira que já conquistou os Estados Unidos e Europa agora mira o mercado asiático , só no estado de Minas Gerais são mais de 1 milhão de hectares plantados em mais de 500 municípios, dentre eles Cássia.
Ainda segundo o mesmo estudo divulgado pela SEAPA, o setor da apicultura registrou um aumento de vendas durante a pandemia do Covid-19 e a demanda já cresceu em torno de 30% com base na avaliação realizada pela Femap (Federação Mineira de Apicultura).
Tais relatórios comprovam a sintonia e atenção da Administração Municipal com as principais tendências do mercado. Cássia nos últimos três anos realiza o Fest Café, evento este que valoriza nossa cultura, costumes, além de em parceria com a Cearca (Central das Associações Comunitárias Rurais de Cássia) e EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) capacitar através de palestrantes extremamente profissionais os nossos produtores , trazendo as principais tecnologias e estudos no plantio do café.

Mel

Em conjunto com o café , o mel vem tendo um papel de destaque no município, sendo realizado também há três anos o “Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Cássia” , evento este que conta com a parceria da AACAR (Associação dos Apicultores de Cássia e Região). No ano de 2019, o encontro ocorreu no dia 21 de setembro, um dia dedicado exclusivamente para tratar do mel e sua importância na economia e na própria preservação das abelhas e, por consequência, o meio-ambiente. Na solenidade que contou ainda com diversas oficinas , doação de mudas e palestras , o prefeito Marco Leandro Almeida Arantes (Kito Arantes) oficializou a concessão de um terreno de 309 metros quadrados , localizado na Rua Caracas, bairro Jardim Alvorada , para a construção de um entreposto da associação, visando oferecer melhores condições para a expansão da atividade na cidade e na região.