07 MAI 2024
PREFEITURA DE CÁSSIA REALIZA O PROJETO FAÇA BONITO NAS ESCOLAS NO MÊS DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação durante todo o mês de maio trabalhará o tema nas Escolas. Tanto as Escolas Municipais quanto as Estaduais e particulares do município foram apresentadas ao vídeo institucional, gravado pelos técnicos do CREAS com uma participação do Conselho Tutelar.
O objetivo é de que esse vídeo oriente os professores para que eles trabalhem com os alunos, pois falar sobre violência sexual e como se proteger é uma das formas possíveis de prevenção e combate a essa violação de direitos.
Dentre os assuntos tratados no vídeo, destacam-se: A explicação do conceito de violência sexual e as várias maneiras que ela pode ocorrer; Orientações fundamentais aos professores sobre como proceder e o que não fazer diante de uma revelação espontânea em que a criança revela que está sofrendo a violência sexual; Exemplos de comportamentos manifestados por essas crianças que estão passando por esse tipo de violência; Sugestões de livros, vídeos e sites que podem ser utilizados como fontes para trabalhar o tema em sala de aula.
Cole o link em seu navegador: https://youtu.be/MqDTBAjBdVk
A primeira etapa do projeto já foi concluída com a gravação do vídeo e disponibilização às Escolas do município. A segunda etapa consistirá na exibição do vídeo pelas Escolas para os professores, que trabalharão o tema em sala de aula com as crianças e adolescentes.
No dia 17/05 (sexta-feira) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoverá uma blitz educativa na Praça Barão de Cambuí com distribuição de panfletos e orientações aos munícipes.
Ainda, no dia 27/05, os profissionais ligados direta e indiretamente ao Sistema de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes de toda a rede municipal participarão de uma Capacitação cujo tema será: Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes em situação de violência. O objetivo dessa capacitação é instrumentalizar as(os) profissionais, proporcionando subsídios e conteúdos para o atendimento às vítimas e/ou testemunhas de violência e, sobretudo, evitar a revitimização institucional. Essa capacitação é fruto do grupo de estudos que foi criado em novembro/2023 pelas equipes de proteção do município com o intuito de entender e aplicar a Lei n.º 13.431/17 da Escuta Especializada. Oportunidade em que foram estabelecidos os fluxos de atendimento de cada órgão.
Todas essas ações demonstram que somente o trabalho em rede, com integração e compromisso dos atores públicos, irá proporcionar resultados efetivos de proteção das nossas crianças e adolescentes.