16 MAI 2017
Funcionários que lidam com estradas rurais são treinados pela Emater-MG

Foi realizado esta semana, com início no dia 09/05/2017 (terça-feira) se estendendo até dia 11/05/2017 (quinta-feira), a pedido do prefeito Kito Arantes, uma capacitação voltada para a adequação de estradas rurais, ministrada por Leonel Satiro, técnico da Emater-MG. O curso foi oferecido à Secretária de Obras e Infraestrutura, Luiza Parreira Izidoro, ao encarregado das Estradas Rurais, Jaime Rufino de Melo Neto, bem como operadores de máquinas, motoristas de caminhões e equipamentos pesados. Houve a participação também de funcionários de cidades vizinhas, como Pratápolis, Ibiraci, Claraval e Capetinga. A programação foi desenvolvida em um ponto crítico da Região Alto da Serra.

O objetivo do curso basicamente é trocar experiências e capacitar os operadores em técnicas de adequação de estradas rurais que promovam a recuperação, manutenção e conservação das mesmas. Como a atividade agropecuária tem forte peso na economia da região, a boa conservação das estradas vicinais (estradas rurais) é de grande importância para o escoamento da produção. Esse trabalho visa, ainda, enfatizar a responsabilidade dos municípios na elaboração de um Plano de Ação para o segmento. Os cursos, de acordo com a Emater-MG, são apenas uma parte do processo de adequação. É necessário estabelecer metas e implementar as técnicas corretas. Com a utilização de técnicas adequadas é possível controlar o processo de erosão e a degradação ambiental, além de reduzir significativamente os gastos com manutenção das estradas.