03 DEZ 2019
Coleta de reciclável passará para dois dias na semana

A coleta do lixo reciclável será ampliada a partir de janeiro de 2020 na cidade. O lixo reciclável que era coletado às quartas-feiras passará a ser recolhido pelo caminhão na terça e na quinta-feira, em toda a cidade, a partir do dia 14 de janeiro de 2020. A ampliação da coleta seletiva faz parte do projeto PRESERVAção, desenvolvido pela Prefeitura, com o envolvimento das secretarias municipais, que envolve várias ações que já estão em andamento, como plantio de árvores, adoção de praças, dentre outras, sempre com o apoio dos organismos ambientais, como o CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

A mudança na coleta de recicláveis é fruto de um trabalho que foi desenvolvido ao longo de 2019, contando com um apoio altamente técnico. No início do ano, através de um edital do Governo visando apoiar e ampliar a coleta seletiva em Minas Gerais, Cássia foi selecionada então pela FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente), entre 19 municípios a serem contemplada, dentre os 385 mineiros. Nossa cidade ficou em segundo lugar dentre os 19 municípios mineiros selecionados.

O Instituto GESOIS (Instituto de Gestão de Políticas Sociais) foi o responsável por orientar na colocação em prática da ampliação de nossa coleta seletiva. O GESOIS trabalha com a administração pública identificando as características do município, as leis da cidade que tratam da questão dos RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) ,além de auxiliar no próprio planejamento das ações de conscientização da população para os benefícios da coleta seletiva.

Demonstrando o compromisso da Administração com a qualidade de vida do cidadão cassiense, a proposta é cada vez mais se voltar para a coleta seletiva, pensando justamente na redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o “lixo” (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta. Para o prefeito Kito Arantes, que assinou o termo de compromisso com o Governo, “a Educação Ambiental é o ponto fundamental no avanço da ampliação da coleta seletiva”

A expansão da coleta seletiva significa para os associados da ASCARPAC um complemento em suas rendas mensais. Um dos principais problemas era o a falta de espaço no barracão da ASCARPAC, por causa da grande volume de vidro armazenado .A Prefeitura providenciou um triturador e com isto tem-se uma redução de área necessária e agrega valor ao produto a ser comercializado.

Para se ter uma ideia do quanto foi importante o trabalho preparativo, no dia 9 de maio deste ano, o Instituto Gesois, juntamente com funcionários da Prefeitura, realizaram uma Composição Gravimétrica, estudo que permite

conhecer o percentual de cada componente presente em uma massa de resíduo, possibilitando avaliar o potencial de reciclagem dos materiais e um melhor aproveitamento do plástico, papel, vidro e metal. Amostras do lixo recolhido foram levadas para o pátio da antiga Prefeitura para ser trabalhado pelos técnicos e funcionários.

Após a composição gravimétrica, foram identificados os seguintes números em Cássia:

Vidro: 4.3%

Plástico: 7,1 %

Orgânico: 45,5%

Metal: 2.3%

Papel: 8,08 %

Rejeitos: 32,5%

Em pesquisa realizada também pelo GESOIS, Cássia produz em média 10.500 kg de resíduos sólidos urbanos diariamente, com uma população de 17.412 habitantes, de acordo com Censo do IBGE, o que dá aproximadamente 600 gramas por morador.

Desse total, 21,78% são totalmente recicláveis, ou seja, pouco mais de um quinto de todo lixo produzido na cidade.

Visando um melhor aproveitamento desse material, a Prefeitura instalou em toda cidade diversas lixeiras, além de ampliar os dias de coleta. Confira, na tabela abaixo, como serão distribuídos os dias de coleta convencional e coletiva:

Segunda-feira: Coleta Convencional

Terça-feira: Coleta Seletiva

Quarta-feira: Coleta Convencional

Quinta-feira: Coleta Seletiva

Sexta-feira: Coleta Convencional

De acordo com a Política Nacional De Resíduos Sólidos - Lei 12.305 de 2010 - Art. 33, temos que destinar corretamente todos os resíduos, inclusive os perigosos em desuso (pilhas, baterias, lâmpadas, eletroeletrônicos, medicamentos vencidos, óleos vencidos e pneus).

Veja, então, locais públicos que você poderá descartar corretamente:

• Medicamentos vencidos: PSF Bairro Peixoto, PSF Cantagalo, PSF Santa Rita e Posto de Saúde localizado na Av. Santa Rita.

• Lâmpadas, óleos vencidos , pilhas e baterias, eletrônicos: PSF Bairro Peixoto, PSF Cantagalo, PSF Santa Rita e Posto de Saúde localizado na Av. Santa Rita, CRAS, CREAS e Prefeitura Municipal de Cássia.

• Pneus e óleos lubrificantes: Entregar em qualquer borracharia, que 01 vez ao mês, uma empresa realizará o recolhimento dos pneus e óleos lubrificantes inutilizados nos estabelecimentos (borracharias).

Agradecemos a compreensão e esperamos trazer grandes benefícios ambientais, sociais e econômicos para a nossa cidade!!

06/12/2019
Lixo - Aprenda a separar