16 SET 2019
Sede e loja de produtos artesanais são inauguradas

Na última sexta-feira, dia 13 de setembro, foi realizada no Pórtico Cassiense, localizado na Av. Humberto de Almeida, a cerimônia inaugural da Sede dos Artesãos de Cássia e da loja de artesanato e produtos cassienses, onde irão atuar nesse espaço revitalizado, duas associações.

A Associação dos Artesãos de Cássia (CASSIARTMÃOS) iniciou seus trabalhos em 28 de janeiro de 2009. Essa associação é uma instituição assistencial filantrópica de cunho profissionalizante, de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Propõe transformar a participação comunitária, estimulando a organização na área do artesanato, visando apoiar a iniciativa dos artesãos para a geração de renda alternativa e possui como presidente a Sra. Simone Cristina Campos Silva.

Já a Associação dos Ceramistas de Cássia foi fundada em agosto de 2003.Inicialmente era formada por artesãos de diversas áreas. Mas com a união das ceramistas Denise Federico, Valda Vilela e Shirley Andrade Pereira, o trabalho em cerâmica teve um grande destaque e passou a ser o carro -chefe da associação.O sonho da Associação é transformar Cássia em um polo de cerâmica artesanal, para, assim, resgatar uma tradição local e valorizar a matéria prima, a terra, transformando o barro em arte, e não somente em tijolos. Denise Federico, atual presidente, quer ainda implementar trazendo novas técnicas de esmaltação em alta temperatura e técnicas diferenciadas de queima, valorizando ainda mais o produto.

No evento estiveram presentes diversas autoridades: representando a Câmara Municipal, o presidente, Luiz Adriano Machado (Priminho) fez o uso da palavra e ressaltou a importância da iniciativa e os frutos que a mesma irá gerar na cidade, em seguida cada uma das respectivas presidentes das associações fizeram seus discursos e por último o prefeito Kito Arantes falou sobre o impacto positivo que os turistas ao consumirem nossos produtos irão levar de nossa cidade.

Ao final, diante da presença de todos, houve o descerramento da placa inaugural, declarando,  assim, oficialmente aberta a Sede das Associações de Artesãos de Cássia e a loja de produtos artesanais.