Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Cássia-MG
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Notícias
Principal   Notícias
 

10/06/2019 às 09:58:00
Primeiro Leia Mulheres é sucesso na tarde de domingo

Um fim de tarde repleto de literatura, debates, músicas e experiências de vida. Assim foi a primeira edição do Leia Mulheres, projeto que está sendo desenvolvido em Cássia por três mediadoras. O evento aconteceu na Casa da Cultura e teve o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Patrimônio Histórico, ontem, dia 9 de junho.
O movimento começou pelas redes sociais e através de cartazes afixados em todos os bairros da cidade convidando a todos para participar. O Leia Mulheres é um coletivo cujo é um coletivo cujo projeto é estimular a leitura, o debate e a divulgação de livros escritos por mulheres, a partir da organização de clubes de leitura e de eventos sobre literatura em livrarias, centros culturais e bibliotecas. E foi o que ocorreu em Cássia.
O livro do mês e que foi debatido foi “Olhos d’água”, da escritora Conceição Evaristo, negra, belorizontina, professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Nos quinze contos que enfeixam o livro debatido ontem, a temática está relacionada às agruras diárias pelas quais passam os afro-brasileiros numa sociedade excludente como a nossa. Nessas pungentes narrativas, ainda que existam alguns protagonistas masculinos, a ênfase centra-se em personagens femininas, muitas delas figurando parcial ou totalmente nos nomes de alguns dos contos.

O que é o Leia Mulheres
Para 2014 a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014(#leiamulheres2014) que consistia basicamente em ler mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta visibilidade, por isso a importância desse projeto. No Brasil, foi decidido fazer clubes de leitura, convidar a todos a nos acompanharem nas leituras de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas.

Próximo encontro
O segundo e próximo encontro do Leia Mulheres Cássia será no dia 7 de junho. Desta vez, o livro debatido será “As Meninas”, de Lygia Fagundes Teles. Os contatos do Lei Mulheres Cássia são os seguintes: leiamulherescassiamg@gmail.com (e-mail), (16) 98258-9239/(35) 99942-5718/ (35) 99138-6580(telefones), Leia Mulheres (Facebook). leiamulherescassiamg (Instagram)

 
 
 
 
Newsletter
Cadastre-se pare receber nossos informativos
CADASTRAR
Prefeitura de Cássia-MG
Acompanhe a Prefeitura
nas redes sociais
Rua: Argentina, nº 150 Jardim Alvorada • CEP: 37980-000
De segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet