08 ABR 2019
Papa aprova milagre e padre cassiense Donizetti Tavares de Lima será beatificado

O padre brasileiro Donizetti Tavares de Lima será beatificado. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta segunda-feira, 8 de maio. No sábado, o papa Francisco reconheceu um milagre por intercessão do padre, e as virtudes heroicas do Frei Damião de Bozzano e do leigo Nelson Santana.
Padre Donizetti nasceu em Cássia no dia 3 de janeiro de 1882 e faleceu em 16 de junho de 1961, em Tambaú (SP).
Padre Donizetti espalhou por Tambaú diversas obras sociais, dentre as quais a fundação do asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Tambaú. Criou também a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.
Muitos fiéis iam em busca de um alívio para suas dores do corpo e da alma e revelavam a cura de seus males após a benção do religioso. Um site dedicado ao padre informa que ele não permitia que divulgassem essas curas, até que um comerciante de vinhos de Poços de Caldas (MG), em 1954, sem obter soluções médicas para as dores que sentia nas articulações do joelho solicitou ao religioso uma benção e obteve sua cura, espalhando a notícia.
O religioso atribuía o dom da cura às pessoas merecedoras dela diante de Deus e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
Aconteceu então o fenômeno das grandes romarias à Tambaú, que chegou a receber nos primeiros meses de 1955 mais de três milhões de pessoas.
Hoje, o Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú é o segundo mais visitado do Estado de São Paulo.
Em seu portal de informações, o Vaticano ressalta que o padre Donizetti exerceu seu sacerdócio como Jesus, a serviço dos pobres, dos marginalizados e doentes. "Viveu de maneira simples e humilde, sempre à disposição do povo", diz.
Ainda hoje em Tambaú as suas obras sociais continuam sendo testemunhas de seu zelo social. Tinha grande devoção a Nossa Senhora Aparecida. Em sua época, contam-se vários sinais milagrosos da multidão que ia a Tambaú para receber a bênção do Pe. Donizetti.

Frei Damião de Bozzano e as Santas Missões
Francisco também reconheceu as virtudes heroicas de Frei Damião de Bozzano, no século Pio Giannotti, sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ele agora torna-se Venerável. O frade capuchinho nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898 e morreu em Recife, no Brasil, em 31 maio de 1997.
rei Damião chegou ao Brasil, em 1931, e radicou-se em Recife. Dedicou-se às populações mais pobres do país e às Santas Missões durante os seus 66 anos de vida religiosa.
As Santas Missões eram um tempo forte de graça e conversão. A cidade parava para ouvir e celebrar a Palavra de Deus proclamada por Frei Damião. Durante a semana da Missão havia encontros específicos com homens, mulheres, jovens, catequese para as crianças, visitas aos doentes e encarcerados.
A Missão começava geralmente na segunda-feira e o encerrava-se no domingo com a procissão dos motoristas e a bênção dos automóveis pela manhã, e à noite, o grande sermão com os últimos conselhos do missionário.

Fonte: odia.ig.com.br/brasil/2019