22 FEV 2019
Começam as obras de reforma e ampliação do prédio da Rádio Cultura de Cássia

Na última segunda-feira, 18 de fevereiro, a empreiteira vencedora da licitação e responsável pelas obras de reforma e ampliação do prédio da Rádio Cultura de Cássia iniciou o trabalho. O prazo para conclusão é de quatro meses.

Localizado na Praça Daniel Puntel, o prédio é de 1948 e foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Cássia. Parte dos recursos foi conseguida junto ao Governo do Estado, em dezembro de 2018, quando o prefeito de Cássia, Marco Leandro Almeida Arantes, o Kito Arantes, esteve em Belo Horizonte e visitou a então-Sedpac (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania), que coordenava o Fundif (Fundo Estadual dos Direitos Difusos), de onde vêm os recursos.

O Fundif garante a proteção e a reparação de direitos e foram repassados aos municípios, desde a sua reativação, em 2015, mais de R$ 2,5 milhões

para projetos como o Cine Glória, em Andrelândia, na Zona da Mata. A edificação do século XIX passou a abrigar o cinema em 1926. Desativado na década de 1960, a população daquela cidade ansiava pela reforma que, além de valorizar a história local, vai possibilitar mais uma opção de lazer para os cidadãos. O mesmo anseio tem a população cassiense, que contará com uma obra arquitetônica de grande valor histórico.

Para conseguir a verba para a reforma da Cultura FM 88.5, houve muito empenho da Administração do município. O processo começou em março de 2013, quando foi enviada a carta-convite para a Cedif (Conselho Estadual de Defesa de Direitos Difusos) pleiteando o recurso com base em um edital. O processo foi aprovado e apresentada a documentação técnica de engenharia. Depois, ficou parado. Em agosto de 2017, o prefeito Kito Arantes retomou o processo para a liberação do recurso. Foi necessário atualizar toda a documentação técnica de Engenharia, aprovada anteriormente. Após idas e vindas a Belo Horizonte para tentar liberar este recurso, o convênio foi assinado em 19 de dezembro de 2018 e os recursos liberados ainda em dezembro. O valor do repasse é de R$ 100 mil com contrapartida do município de R$ 62 mil. A empresa vencedora da licitação foi a Aranda Engenharia, de Poços de Caldas, e, graças à

conduta do procedimento licitatório, o valor saiu menor ainda: R$ 142.439,57, uma economia de mais de R$ 20 mil na contrapartida do município.

Projeto

De acordo com o projeto, serão realizadas obras de troca de telhas e madeiramento com instalação de manta plástica revestida de alumínio entre caibros e ripas; substituição de calhas, rufos e condutores; reparos em áreas com infiltração no revestimento de alvenaria; adequação de banheiros para portadores de necessidades especiais; adequação de rampa de acesso; substituição de toda a parte elétrica existente; instalação de sistema de monitoramento; instalação de novas pedras portuguesas na parte externa, mantendo o padrão existente; instalação de grade externa; adequação do prédio para instalação da Sala do Empreendedor (ampliação e instalação de divisórias); tratamento de piso hidráulico existente (polimento de resina); pintura de esquadrias;

pintura externa e interna de todo o prédio; instalação de jardim na parte externa e execução de projeto de combate a incêndio e pânico.

Importância

Para o prefeito Kito Arantes, é uma grande conquista para a cidade. “A política pública de direitos difusos é de fundamental importância para que bens de significado social possam ser reparados, foi que aconteceu na nossa cidade em Cássia, onde conseguimos recursos para que nosso prédio da Rádio Cultura de Cassia, patrimônio tombado, possa ser recuperado. O então- presidente do CEDIF, Francisco Alves Silva, acreditou na nossa equipe e um projeto que estava paralisado desde 2013 está agora aprovado em tempo recorde. Em seis meses conseguimos elaborar o projeto e cumprir com todas as exigências. Seriedade e competência com o trato do bem público. Vamos poder disponibilizar um equipamento social renovado para a nossa comunidade” comentou.

Os recursos do Fundif vêm de indenizações decorrentes de condenações por danos causados a bens protegidos pelos direitos difusos e multas decorrentes do descumprimento dessas condenações.