11 FEV 2019
Prefeito de Cássia decreta estado de alerta na saúde pública contra a dengue

O prefeito de Cássia, Marco Leandro Almeida Arantes, Kito Arantes, assinou o decreto 016/2019, nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, de estado de alerta na saúde pública municipal e determina atividades preventivas contra o vírus da dengue chikungunya, febre amarela e zika vírus. Agora em 2019, Cássia tem 23 casos notificados de dengue (suspeitos), dentre eles, até hoje, dois foram confirmados e três descartados.
O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) está em 4,3%, enquanto que o ideal seria até 1%. Uma reunião de emergência foi marcada para a manhã desta sexta-feira, 8 de fevereiro, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, com integrantes do Comitê de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, para discutir alternativas para conter o avanço do mosquito vetor na cidade e na zona rural. Sob a presidência da secretária municipal de Saúde, Eliane David de Oliveira, a reunião reuniu representantes da Vigilância Sanitária, Controle de Vetores, Compras e Licitação, Gabinete do Prefeito, instiuição religiosa, Associação do Comércio e da Indústria de Cássia (ACIC), Câmara Municipal, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Transporte, Comunicação, Secretaria de Esporte, Cultura e Patrimônio Histórico, Controle Interno, Desenvolvimento Social e Habitação.
As ações que ficaram definidas foram as seguintes: a coordenadora da Seção da Vigilância em Saúde, Juliana Guimarães, que conduziu o encontro, irá fazer um treinamento no dia 13 de fevereiro, na Casa da Cultura, com os integrantes do comitê e voluntários. Será confeccionado um folder orientativo pela Comunicação sobre como evitar o mosquito em casas e comércios. Toda a comunidade será envolvida. Representantes de clubes de serviço, instituições religiosas, escolas, voluntários e outros. Ficou definido, ainda, que serão usados todos os meios de comunicação oficiais da Prefeitura para disseminar informações. Os voluntários entregarão os folhetos de casa em casa, em toda a cidade.

Cássia tem feito a sua lição de casa. De 21 a 25 de janeiro deste ano, foi realizado um Mutirão de Limpeza em toda a cidade com o recolhimento de 44 caminhões de entulhos.

Segundo o prefeito Kito Arantes, “das ações que podem ser feitas, dentro das minhas atribuições, decretei o estado de alerta para envolver a comunidade”.

Veja a cópia do decreto:

O mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.

Prevenção/Proteção

* Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

* Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

* Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.

* Não tome qualquer medicamento por conta própria. Procure as unidades de saúde imediatamente.

Cuidados dentro de casa

* Tampe os tonéis e caixas d’água;

* Mantenha as calhas sempre limpas;

* Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

* Mantenha lixeiras bem tampadas;

* Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

* Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

* Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

* Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Cuidados na área externa de casa

* Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

* Limpe ralos e canaletas externas;

* Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

* Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

* Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

* .Cubras piscina com lonas e trate-as.