04 FEV 2019
Cássia implanta programa de segurança rural gratuito

A Prefeitura de Cássia comprou um software em novembro de 2018 e implantou o programa de segurança rural Rede de Fazendas Protegidas, idealizado e desenvolvido por uma empresa de georreferenciamento. O programa já existe em cerca de 200 municípios mineiros. “Temos que levar a tecnologia inteligente para o campo no intuito de municiar a nossa Policia Militar com informação relevante e confiável para prevenção e repressão ao crime que temos sido submetidos nestes últimos anos. O campo produz riqueza e parte dela tem de ser revertida em segurança é isto que estamos fazendo em Cássia”, disse.
A empresa espera que até o final do ano 50% de toda a área rural de Minas Gerais esteja mapeada e integrada ao programa. Dados oficiais da PM comprovam a redução de até 60% da criminalidade em algumas localidades onde o programa funciona, chegando a 100% em alguns municípios. A Prefeitura investiu R$ 6 mil na disponibilização do software que será utilizado indefinidamente.
O projeto não se trata de um sistema experimental, mas sim de uma ferramenta já em consolidada e em uso desde 2012, quando da implantação do piloto no 46º BPM da Polícia Militar de Minas Gerais no município de Patrocínio (MG), onde teve resultados extraordinariamente na redução e planejamento do patrulhamento rural. Desde então já implantado e disponibilizado em mais de 50 municípios.
A justificativa é o crescente número de crimes rurais, principalmente em uma região produtora de café, com alto valor de revenda, os produtores estão ficando à mercê dos bandidos, não pela inoperância da PM, mas sim pela dificuldade no acesso e atendimento no meio rural, pois, o governo não mantém nem disponibiliza ferramentas para uso da mesma.
Segundo o comandante da Cia PM de Cássia, tenente Flávio Maia, o sistema ajuda na interação entre a Polícia Militar e os moradores da zona rural. “É importante, vã ter o nosso apoio, é uma ferramenta que facilita e estreita o relacionamento com a Polícia Militar, facilita a interação, e não existe apenas a PM, mas outros órgãos que a Prefeitura irá agregar”, comentou.

Como o programa funciona na prática
A cada produtor rural integrado ao programa é disponibilizado o número código de sua propriedade. Esse número passa a ser o endereço da propriedade, pois nele estão localizadas as coordenadas geográficas de sede de sua propriedade e isso proporcionará o atendimento por parte da Polícia Militar e/ou SAMU, ambulância, em menor tempo devido à utilização de navegação em sistema de GPS para a localização.
O produtor de Cássia precisa procurar pela CEARCA (Central de Associações Comunitárias Rurais de Cássia), EMATER-MG e a própria polícia para receber o seu código. Depois disso, é disponibilizado para ele (produtor) a utilização de um APP Earth Brasil, que pode ser baixado gratuitamente na PlayStore do celular e que oferece Botão de Pânico para situações de emergência: pedido de socorro médico ou crime. Quando a pessoa aperta o botão no aplicativo do celular, a Polícia Militar é acionada e recebe a localização precisa do chamado instantaneamente.
O produtor não tem nenhum custo para participar do programa.