25 JAN 2019
Prefeitura de Cássia e parceiros realizam mais uma etapa do Pro Mananciais em comunidade rural

Na noite de terça-feira, 22 de janeiro, a Prefeitura de Cássia, através da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente, Copasa e Emater-MG, realizou uma Oficina do Futuro com moradores das proximidades do Córrego do Onça, zona rural, principal fonte de abastecimento de água da cidade. Trata-se do Colméia (Coletivo Local de Meio Ambiente), uma das etapas do projeto.

O Pro Mananciais é um programa da Copasa que está sendo desenvolvido no Córrego do Onça e que visa preservação dos mananciais, dentro dos critérios de sustentabilidade, buscando o equilíbrio econômico social e ambiental para que as futuras gerações possam garantir o suprimento de água de qualidade para a vida humana e o ecossistema no qual está inserida: a vida no planeta terra. O programa segue a mesma filosofia do premiado projeto “Cultivando Água Boa”, que foi implantado nos municípios lindeiros da Usina de Itaipu.

Cássia é a sétima cidade contemplada no Estado em 2018, no Distrito Regional da Copasa em São Sebastião do Paraíso. Geralmente, a empresa faz um levantamento no ano anterior para ver quais mananciais serão trabalhados no ano seguinte. Cássia não estava nos planos, mas o prefeito Marco Leandro Almeida Arantes, o Kito Arantes, conseguiu reverter a situação junto ao Diretor de Operação Sul, Frederico Lourenço Ferreira Delfino, em Belo Horizonte.

No encontro de terça com produtores, a secretária Luiza Parreira Izidoro fez uma apresentação sucinta do Programa Pro Mananciais, demonstrando as ações propostas, com imagens, discussões a respeito, esclarecimentos de dúvidas a respeito dos prazos, dos modelos de fossas, biodigestores, bebedouros e das faixas das Áreas

de Proteção Permanente (APP’s), onde a Engenheira Ambiental Gabriela Cáris deu um ótimo suporte e esclareceu muitas dúvidas.

Na sequência, Francielle Andrade, participante do Colméia e representante da EMATER-MG, realizou a dinâmica da Teia, o que foi muito especial e uniu a comunidade, onde muitos participantes confirmaram a presença no Programa e demonstraram sua animação.

Em seguida, foram realizados o Muro das Lamentações e a Árvore da Esperança, quando a comunidade pôde expor suas lamentações e vontades. O final foi com a colcha de retalhos, onde a comunidade relembrou épocas boas e de infância e trouxe à tona o sentimento de pertencimento à região e, assim, o sentimento de cuidado.

O próximo passo do programa é o Pacto das Águas, onde serão assinados os convênios e aprovadas próximas etapas.

Fazem parte das atividades do Pro-Mananciais ações como a regularização de estradas vicinais, construção de sistemas de captação de água de chuva, cercamentos de APPs e reflorestamento, estudos e implantação de alternativas para disposição adequada de dejetos (fossas sépticas e biodigestores) e prevenção de incêndios florestais, dentre outras.