12/12/2018 às 07:42:00
Defensoria Pública e Prefeitura realizam Casamento Comunitário

Onze casais cassienses realizarão o sonho do matrimônio religioso no dia 14 de dezembro, em cerimônia na Quadra do Cantagalo, às 19h30, o casamento civil foi realizado hoje 12 de dezembro. O culto ecumênico do Casamento Comunitário realizado em parceria da Defensoria Pública de Cássia com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação deve ser emocionante e cheio de surpresas.
A Defensoria Pública começou a realizar casamentos comunitários em 2010, em parceria com a Prefeitura. Foram realizados, naquele ano, 12 casamentos civis. A segunda edição ocorreu em 2015, em parceria da Defensoria com a Câmara, e desta vez foram 10 casais. Em 2018, a parceria voltou a ser com a Prefeitura.
Os casamentos são gratuitos, para pessoas reconhecidamente hipossuficientes, neste critério se encaixam casais cuja renda familiar seja igual ou inferior a três salários mínimos. Além do critério econômico, os casais devem morar juntos, como entidade familiar, há pelo menos dois anos, o que demonstra a finalidade de construção e manutenção da família. O valor de um casamento é de cerca de R$ 600, o que pode onerar famílias de baixa renda.
Na primeira edição, o projeto foi batizado de “Felizes para sempre”. “Não que o casamento seja um mar de rosas, ou que os casais não tenham problemas, mas acreditamos que quem se casa o faz por amor, e que devemos lutar para que o ‘felizes para sempre’ se concretize”, disse a defensora pública Ariadne Fernanda de Faria e S. Ramos.
O projeto é realizado em várias comarcas, mas não simultaneamente, e sim no decorrer do ano, mas não é um projeto estadual e sim de cada comarca em separado.

A certidão
A Certidão de Casamento será entregue aos casais no dia do casamento civil e no dia da recepção a Defensoria preparou uma lembrancinha especial para os noivos.
A Defensoria realizou um pré-cadastro para levantar o número de interessados, divulgado em igrejas e centros comunitários. De início, 18 casais se cadastraram, mas após o cadastro inicial, alguns deles desistiram, por não se enquadrarem nos requisitos ou por desinteresse, ficando apenas os onze que já foram habilitados.

Pré-cadastro
O pré cadastro começou em setembro deste ano. Após a finalização do cadastro inicial, a Defensoria Pública acionou todos os casais para colheita dos documentos e preenchimento de ficha de inscrição com dados completos. Os preparativos duraram dois meses.
“O lado social do projeto é amplo, pois a família, em qualquer de suas formas, é a base da sociedade. Somente através da família podemos mudar este quadro assustador que vemos hoje no país, em que as pessoas parecem se odiar e tornaram-se beligerantes, uma família estruturada, não só legalmente, mas com pessoas que se amam, vão educar os filhos com amor, e a educação é exemplo, o amor é exemplo e além disto, contagia quem vive dele, por isto, desejo aos casais e a todos os cassienses um “felizes para sempre”, comentou a defensora.

Informativos da Prefeitura de Cássia-MG, cadastre-se.
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Mapa Localização:
Rua: Argentina, nº 150 Jardim Alvorada
Cássia/MG - 37980-000
Telefone Telefone para contato:
E-mail: ouvidoria@cassia.mg.gov.br
Atendimento Atendimento: