20 NOV 2018
Crea-Minas é inaugurado em Cássia

O escritório do Crea-Minas (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais) de Cássia foi inaugurado em cerimônia na tarde desta segunda-feira, 19 de novembro, na Casa da Cultura. A abertura do escritório é uma antiga reivindicação dos profissionais e atenderá, ainda, os municípios de Delfinópolis, Claraval, Ibiraci e Capetinga.
A estimativa é de que 200 profissionais utilizem os serviços do escritório. A solenidade reuniu engenheiros, estudantes de engenharia, pessoas da comunidade e autoridades e foi para inaugurar, assinar acordo de cooperação técnica, dar posse aos inspetores e descerrar a placa de inauguração.
Participaram da mesa o prefeito de Cássia Marco Leandro Almeida Arantes, o Kito Arantes, o presidente do Crea-Minas, Lucio Borges, o prefeito de Ibiraci, Antonio Lindenberg Garcia (Tonin Garcia), o gerente regional da Emater e Inspetor da inspetoria de Passos do CREA MG, Frederico Ozanam, o vereador Ciro Antonio de Oliveira Costa (representando a Câmara de Vereadores). Assistiram a cerimônia o superintendente de Atendimento e Fiscalização do Crea, Humberto Falcão, e o superintendente de Relações Internacionais do órgão, Jean Carlo, o engenheiro civil Gilson Mattar, representando a Associação de Engenheiros de Passos e a supervisora da Região Central do Crea-Minas, Denise Guimarães.
A cerimônia foi aberta com uma elogiada apresentação do Coral dos Pequenos Cantores de Cássia, que executou três músicas. Depois, o coral cantou o Hino Nacional e a Valsa de Santa Rita (Hino de Cássia).

Inspetores
Em seguida, o presidente Lucio Borges procedeu à posse dos dois inspetores que passaram a ser representantes institucionais do conselho na cidade. Foram empossados a primeira inspetora adjunta, a engenheira civil Bruna Morais Ferrreira Gerep, e o segundo inspetor Douglas Arantes Campos, que assinaram o terno de designação, juntamente com Lucio Borges.
Bruna agradeceu ao prefeito Kito Arantes pelo apoio à categoria. “O escritório irá agilizar os processos e tudo faremos para que o trabalho seja o mais bem feito possível”, disse. Douglas falou em seguida e reforçou a importância da abrangência do escritório, que irá atender a cinco municípios.

Interiorização
O presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges lembrou da trajetória de quando começou o contato com o prefeito Kito Arantes. “Esta é uma região muito rica e é importante o Crea-Minas estar presente para levar os seus serviços. O Crea já está em 80 cidades e nossa ideia é ampliar este número. Agradeço muito o prefeito Kito Arantes pelo apoio”, disse.
Depois, houve a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o prefeito Kito Arantes e o presidente do conselho. Em seguida. Bruna, Douglas, Lucio Borges e o prefeito Kito Arantes descerraram a placa de inauguração que ficará afixada na sala cedida pela Prefeitura de Cássia, na antiga sede do Sindicato Rural de Cássia, na Praça Pedrão Cassiense, 318.
Tonin Garcia elogiou a iniciativa do prefeito Kito Arantes e o presidente do Crea-Minas sobre a política de interiorização. “Parabenizo ao Kito Arantes e com certeza esse escritório ajudará muito Ibiraci. Esse processo de ramificação é muito importante”, disse em seu discurso. O prefeito de Ibiraci estava acompanhado de seu corpo técnico.

Benefícios
O último a discursar foi o prefeito de Cássia, Kito Arantes. “É uma das metas de nossa Administração e estamos concretizando um sonho. Lembro-me de que desde o princípio, estamos em contato com o Crea-Minas e com a entrada do Lucio na presidência o processo foi agilizado em três meses. O nosso muito obrigado”, disse. Kito lembrou que dentro dos próximos dois anos, o escritório será mais requisitado ainda com as obras que serão realizadas em Cássia, como a construção do Fórum e a construção do conjunto Jequitibá, processo esse que se encontra na Caixa Econômica Federal, aguardando liberação, complexo religioso em fase de terraplanagem pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho e construção de torres de transmissão de 500 kV que passarão pelo nosso município”, comentou.

Serviços
O escritório vai oferecer, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), certidões, taxas e formulários, esclarecer dúvidas e procedimentos, além de fiscalizar o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior, quanto técnico.