Clique aqui e consulte nossas políticas.
09 FEV 2024
SITUAÇÃO DA DENGUE NA REGIÃO E NO MUNICÍPIO DE CÁSSIA
receba notícias

O Estado de Minas publicou em 26/01/24 o Decreto de nº 64 que declara Emergência em Saúde Pública no Estado, em razão do cenário epidemiológico de Doenças Infecciosas Virais – Arboviroses por 180 dias.
Até 05/02/2024, Minas Gerais registrou 111.107 casos prováveis notificados dengue. Desse total, 39.282 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há sete óbitos confirmados por dengue no estado e 62 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 13.747 casos prováveis da doença, dos quais 9.320 foram confirmados, 01 óbito foi confirmado por Chikungunya em Minas Gerais e sete estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 15 casos prováveis, 02 confirmados Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.
NO MUNICÍPIO DE CÁSSIA
Do início do ano até 08/02/2024 foram notificados no município de Cássia 74 casos, sendo 08 positivos, 03 negativos, 53 em investigação e 10 recusas.
Nesta semana estamos classificados como alto risco e medidas de prevenção e combate foram intensificadas desde janeiro com a contratação de 05 funcionários.
AÇÕES REALIZADAS E PROGRAMADAS
- De 08 a 28 de novembro de 2023 foi realizado Mutirão de Limpeza em toda cidade com retirada de 55 caminhões de entulhos;
- Nos dias 23 de fevereiro e 22 de março/2024 serão realizados novos mutirões nos bairros de maior incidência;
- Implantação de 02 Equipes de Aplicação de Inseticida;
- Coletas periódicas de pneus serão intensificadas;
- Intensificação nas fiscalizações dos terrenos sujos;
- Coberturas de caixas d’águas;
- Conscientização e mobilização social nas Creches, Escolas e grupos sociais;
- Carreata da Dengue;
- Será solicitado Fumacê Pesado para implementar as ações de prevenção.

APLICAÇÃO DO INSETICIDA PERMETRINA – Equipe de 03 funcionários (01 aplicação, 01 anotações de vazão e 01 triagem e orientação dos moradores)
Critério: bairros infestados classificados pela Superintendência Regional de Saúde de Passos
Aplicação feita dentro do domicílio
Bairros eleitos: Santa Rita, finalizando São Gabriel, Peixotos
CUIDADOS:
1-Cobrir ou guardar os alimentos na geladeira. Fogão deve estar desligado.
2-Ficar fora da residência durante a aplicação e até 30 minutos depois da aplicação. Este inseticida não deixa resíduos.
3-O domicílio deve estar com as janelas fechadas.

APLICAÇÃO DO INSETICIDA CIELO – Equipe de 03 funcionários (01 aplicação, 01 anotação de tempo/vazão e 01 triagem e orientação dos moradores)
Critério: A liberação é feita mediante a Notificação de Caso Suspeito nas unidades de Saúde.
Aplicação é realizada na parte externa, no quintal e em um raio de 150 metros.
CUIDADOS:
1-Manter a casa aberta.
2-Recolher as roupas do varal.
3-Retirar a ração e a água dos animais. Aves devem ser retiradas do local durante a aplicação, devendo retorná-los após 20 minutos.
4-Os moradores podem ficar dentro de casa durante a aplicação.

OBSERVAÇÕES:
1-Temos um Protocolo a ser seguido durante a aplicação e o morador não pode ficar próximo durante a aplicação do Cielo.
2-Os locais selecionados seguem critérios de infestação do bairro e notificações, não sendo por questões de limpeza.
3-O inseticida foi autorizado depois de muitos estudos, sendo liberado pela Anvisa e Ministério da Saúde, não tendo evidências de intoxicações e agravamentos respiratórios se seguido as orientações durante a aplicação e respeitando os cuidados pós-aplicação.
4-A importância dos cuidados de vistoria domiciliar 01 vez por semana em relação aos vasos de plantas, lona, bebedouros, geladeira, calhas, caixa d'água tampada, aos ralinhos de esgoto (colocando 01 pedaço pequeno de sabão).
5-Manter os quintais e terrenos limpos, não jogar lixo nas ruas e terrenos baldios.
6- Pedimos que evitem estocagem de reciclável e caso o façam que sejam acondicionados corretamente, evitando o acumulo de água.
7-Vacinação: não tem nada oficial de liberação e quando vier irá beneficiar primeiramente grupos prioritários.
Os casos de irregularidades devem ser denunciados nos telefones:
Ouvidoria: (35) 9.9700-9230 WhatsApp / (35) 3541-5725
Vigilância: (35) 99832-9526